RESUMO
Objetivo:
Nosso estudo compara os procedimentos metodológicos de artigos brasileiros com os de trabalhos publicados na AMJ, OS, ASQ, JMS e SMJ no campo de estratégia, de 2006 a 2015.
Originalidade/valor:
Nosso estudo (a) identifica e descreve diferenças metodológicas, oferecendo uma referência para aprimorar estudos futuros; (b) inicia uma discussão sobre as razões pelas quais essas dife renças existem e suas implicações no avanço do campo de estratégia; e (c) sugere formas de superar as restrições atuais e melhorar a qualidade de nossa pesquisa.
Design/metodologia/abordagem:
Com base em uma revisão sistemática, analisamos dez periódicos brasileiros com maior fator de impacto e cinco top journals. A pesquisa gerou uma amostra final de 1294 artigos empíricos. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, pela qual nosso esquema de codificação continha três dimensões: design de pesquisa, medida e abordagem analítica.
Resultados:
Encontramos algumas diferenças metodológicas que podem caracterizar os artigos brasileiros como testadores e os top journals como expansores, reforçando os resultados encontrados por outros estudos quanto à necessidade de desenvolver o campo da estratégia no Brasil para ser mais competitivo com o campo internacional em geral. Portan to, concluímos que é desejável melhorar nossos métodos de pesquisa como um campo e, possível superar as diferenças metodológicas, aju dando não apenas a desenvolver teorias, mas também a considerar a realidade brasileira.
PALAVRAS-CHAVE
Métodos de pesquisa; Quantitativo; Qualitativo; Análise de dados; Campo de estratégia