RESUMO
Objetivo:
Propor uma classificação dos diferentes tipos de motivadores, barreiras e benefícios existentes nos processos de adoção de iniciativas de colaboração entre empresas na cadeia de suprimentos.
Originalidade/relevância:
Os resultados alcançados auxiliam os gestores a conhecerem os diferentes tipos de motivadores que impulsionam a adoção destas iniciativas, os benefícios que podem ser alcançados e as barreiras que podem ser encontradas, evitando implantações mal sucedi das. Para pesquisadores, fornecem um melhor entendimento teórico dos diferentes tipos de componentes presentes nestas iniciativas, abrindo caminho para a busca de evidências empíricas.
Principais aspectos metodológicos:
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com foco em cinco iniciativas: Quick Response (QR), Efficient Consumer Response (ECR), Continuous Replenishment Program (CRP), Vendor Managed Inventory (VMI) e Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR).
Síntese dos principais resultados:
Os motivadores para a adoção destas iniciativas estão relacionados às mudanças econômicas ou de mercado, e/ ou à forma de organização destas empresas. As barreiras foram classifica das em culturais, comportamentais e físicas e os benefícios foram classi ficados em primários e secundários, mostrando que os benefícios primá rios devem ser alcançados para que os benefícios secundários apareçam.
PALAVRAS-CHAVE
Motivadores; Barreiras; Benefícios; Colaboração; Cadeia de suprimentos