Resumo
Objetivo:
Esta pesquisa teve por objetivo analisar diferentes antecedentes da percepção de empregabilidade de estudantes do ensino superior, incluindo engajamento com a carreira, envolvimento com o ambiente universitário – avaliado por meio do desempenho acadêmico e da participação em atividades extracurriculares – e prestígio da instituição de ensino, além do sexo, status socioeconômico e avaliações autorreferentes dos estudantes.
Originalidade/valor:
O estudo busca avançar no entendimento dos antecedentes da percepção de empregabilidade de estudantes do ensino superior no Brasil, tendo em vista a lacuna encontrada na literatura nacional sobre carreira e inserção profissional, ainda carente de estudos quantitativos sobre percepção de empregabilidade.
Design/metodologia/abordagem:
A pesquisa quantitativa contou com a participação de 506 estudantes de diferentes instituições de ensino superior do Rio de Janeiro. As hipóteses foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais.
Resultados:
Os resultados mostraram que a percepção de empregabilidade é positivamente impactada pelas avaliações autorreferentes e pelo status socioeconômico dos participantes, assim como pelo prestígio da instituição de ensino superior, pelo engajamento com a carreira e pela participação em atividades extracurriculares. Além disso, verificou-se que a influência do engajamento com a carreira sobre a percepção de empregabilidade é integralmente mediada pela participação em atividades extracurriculares. Sexo e desempenho acadêmico não tiveram impacto sobre a percepção de empregabilidade.