Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE ESTRATÉGIA COOPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO DE MICROCERVEJARIAS EM PORTO ALEGRE

RESUMO

Objetivo:

O estudo apresenta uma experiência procedural com sua dinâmica e complexidade realizada por pequenas microcervejarias em um cluster em Porto Alegre, Brasil. Portanto, o objetivo deste artigo é estabelecer proposições teóricas sobre estratégias de coopetição nesse contexto.

Originalidade/relevância:

Uma das lacunas nos estudos organizacionais é compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de novas estratégias dinâmicas. Coopetição é considerada um processo que envolve restritas estratégias de competição e cooperação simultâneas entre firmas, em diferentes áreas e níveis de interação.

Principais aspectos metodológicos:

Uma pesquisa qualitativa e exploratória foi conduzida, usando triangulação de dados e múltiplos métodos. O estudo de caso foi adotado para obter uma análise em profundidade do fenômeno com coleta de dados secundários, observação participante e entrevistas semiestruturadas.

Síntese dos principais resultados:

Os resultados demonstraram que microcervejarias estão desenvolvendo um processo estratégico de coopetição por meio de um maior compartilhamento de recursos, informação, interações, aprendizagem e conhecimento interorganizacional e intraorganizacional, principalmente nas etapas de distribuição e vendas. Os relatos e evidências da pesquisa demonstraram uma sinergia entre os mecanismos e objetivos comuns encontrados, demonstrando a dinâmica desses pequenos negócios.

PALAVRAS-CHAVE
Coopetição; Estratégia; Aprendizagem; Processos; Microcervejaria

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br