Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência das ações top-5 brasileiras ao longo de 13 anos de eventos político-econômicos

RESUMO

Objetivo:

Este artigo visa analisar como os eventos político-econômicos afetaram o mercado de capitais brasileiro ao longo de 13 anos, avaliando os retornos anormais das cinco ações mais líquidas (Top-5).

Originalidade/valor:

Este estudo avança sobre pesquisas anteriores ao analisar vários eventos político-econômicos ocorridos ao longo de 13 anos que impactaram, em alguma medida, os preços de empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Considerando evidências favoráveis e contrárias à Hipótese de Eficiência de Mercado (HEM), esta pesquisa oferece um teste original e robusto para avaliar a eficiência de mercado, considerando diversos eventos e empresas.

Design/metodologia/abordagem:

Utilizamos a técnica de estudo de eventos para medir o impacto de cada evento nos preços das ações utilizando o dia que precede e que sucede o evento analisado. A análise do retorno anormal das empresas foi realizada por meio de estimações do modelo de precificação de ativos de capital (CAPM) com 110 observações anteriores ao evento. Os testes das hipóteses de pesquisa foram realizados por meio do teste de médias do retorno anormal em torno do evento (Janela – 1,1).

Resultados:

Verificamos que as cinco principais empresas do mercado acionário brasileiro foram eficientes na forma semiforte da HEM diante de 13 anos de eventos extremos. Seus retornos não sofreram mudanças significativas após os eventos, diferenciando-se de estudos que questionam a eficiência do mercado. Diante dos resultados encontrados, participantes do mercado não devem esperar retornos anormais diante de eventos similares.

PALAVRAS-CHAVE:
crises; eventos extremos; liquidez; eficiência de mercado; estudo de eventos

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br