RESUMO
Objetivo:
Sob o pressuposto de haver maior incentivo para os gestores gerenciarem resultados em momentos otimistas, esta pesquisa analisa se o monitoramento realizado pelos analistas afeta a relação entre as acumulações discricionárias (accruals) e o sentimento do investidor no mercado acionário brasileiro.
Originalidade/relevância:
O papel moderador dos analistas na relação entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados não foi identificado na literatura, constituindo uma importante lacuna a ser pesquisada, dada a importância do lucro reportado para o processo deci- sório dos participantes do mercado.
Principais aspectos metodológicos:
Foram estimadas regressões de efei- tos fixos (setor e trimestre) com dados trimestrais de 2010 a 2016, uti- lizando todos os dados e segregando a amostra de acordo com o acom- panhamento ou não das empresas por analistas.
Síntese dos principais resultados:
Os resultados indicaram uma redução no gerenciamento de resultados após períodos de otimismo, distancian- do-se da expectativa inicial, sendo possível atribuir esse comportamento à presença de analistas nas empresas. Os resultados foram robustos a proxies alternativas para gerenciamento de resultados e sentimento do investidor. Os analistas exercem influência sobre a formação do lucro contábil, favorecendo a sua melhor evidenciação, quando inibem a prá- tica de gerenciamento de resultados em momentos otimistas. Portanto, embora pesquisas anteriores demonstrem que a prática de gerenciamen- to de resultados aumenta durante momentos otimistas, os participantes do mercado podem considerar, mesmo nesses momentos, uma melhor qualidade do lucro quando as empresas forem monitoradas por analistas.
PALAVRAS-CHAVE
Sentimento do investidor; Gerenciamento de resultados; Accruals; Analistas; Monitoramento