RESUMO
Objetivo:
O estudo busca verificar a influência da independência do conselho de administração no desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA e analisar quais conflitos de agência influenciam o desempenho do conselho de administração.
Originalidade/relevância:
O fato de o Brasil ser um país emergente que não possui um sistema legal rígido e fatores de controle da corrupção nesses ambientes e o setor público enfatiza a importância de aplicar o melhor código de práticas de governança corporativa nos principais países desen- volvidos, refletindo a necessidade para órgãos de supervisão eficazes que contribuam para um melhor desempenho financeiro das empresas.
Principais aspectos metodológicos:
O estudo envolveu uma pesquisa quantitativa utilizando uma amostra de 33 empresas no segmento con- cessão de rodovias e 220 relatórios de 2010 a 2016. Um modelo de regressão de efeitos fixos com dados em painel foi usado para análise.
Síntese dos principais resultados:
Os resultados foram estatisticamente significativos para as variáveis de independência do conselho, o que confirma a teoria de que a presença de independentes como membros do conselho influencia positivamente a gestão financeira e a empresa que detém o membro executivo e presidente do conselho tem um efeito negativo. O tamanho do conselho não apresentou significância estatística.
PALAVRAS-CHAVE
Teoria da agência; Governança corporativa; Conselho de administração; Consultor independente; Desempenho