Relatório Nielsen, momentos de interação e 5S. |
Observação do mercado |
Compra de tendência, visita a lojas, leitura de reportagens. |
Relatório Nielsen, momentos de interação e 5S. |
Sugestão da presidência, de funcionário ou cliente |
Compra de tendência, visita a lojas, leitura de reportagens. |
Relatório Nielsen, elaboração de projeto, planejamento anual, orçamento, momentos de interação e 5S. |
Aprovação/ reprovação da ideia |
Verificar necessidade de implantação de nova linha de produção e custos para produção do novo produto. |
Momentos de interação, planejamento do conceito, plano de ação 5W2H (o quê, onde, quem, por quê, quando, como, quanto), brainstorming, benchmarking, observação de mercado, 5S, procedimentos, auditoria interna, Relatório de Ações Corretivas e Preventivas (RACP) e registros. |
Aquisição de conhecimento para desenvolver o produto |
Visita a supermercados. Estudo da legislação do produto. Leitura de reportagens. Compra de produtos semelhantes. Interação com pessoas. Descrição escrita dos procedimentos para aquisição de conhecimento. Auditar a realização do produto. Preenchimento de RACP. Registrar atividades realizadas para aquisição de conhecimento. |
Brainstorming, Plan, Do, Check e Act (PDCA), Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Boas Práticas de Fabricação (BPF), 5S, SAE, observação de mercado, momentos de interação, confraternizações, reunião, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Realização de teste em laboratório |
Testar amostras de matéria-prima de fornecedores diferentes. Definir as quantidades dos ingredientes. Definir parâmetros de qualidade. Desenvolver formulações. Preparar amostras para degustação. Elaborar planilhas eletrônicas. Escrever procedimentos de aprovação/reprovação do teste em laboratório. Auditar a realização do produto. Preencher RACP. Registrar atividades nos testes. |
Treinamento, momentos de interação, reuniões, 5S, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Degustação sensorial |
Enviar e-mails. Convocar degustadores.Apresentar produto desenvolvido. Degustar amostra(s). Avaliar amostra(s). Escrever procedimentos de degustação. Auditar realização do produto. Preencher RACP. Registrar atividades da degustação. |
Treinamento, reuniões, momentos de interação, observação de mercado, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Aprovação/reprovação das amostras |
Realizar treinamento. Conversas. Leitura de reportagens e estudos. Descrição escrita da aprovação/reprovação das amostras. Auditar a realização do produto. Preencher RACP. Registrar atividades realizadas para aprovação/reprovação das amostras. |
Reuniões, momentos de interação, observação de mercado, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Aprovação do produto |
Conversas. Leitura de reportagens e estudos. Descrição escrita dos procedimentos para aprovação do produto. Auditar a aprovação do produto. Preenchimento de RACP. Registrar atividades realizadas para aprovação do produto. |
Brainstorming, PDCA, APPCC, BPF, 5S, SAE, observação de mercado, momentos de interação, confraternizações, reunião, controle estatístico de peso, treinamento, índice de desempenho da equipe, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Teste-piloto |
Ajustar máquinas e equipamentos. Estudo do percentual de perdas. Acompanhamento da produção. Comparação do produto desenvolvido com os parâmetros de qualidade estabelecidos. Encaminhamento de informações para o departamento de produção e de controle de qualidade e elaboração de planilhas eletrônicas.Descrição escrita dos procedimentos para realização do teste-piloto. Auditar realização do teste-piloto. Preencher RACP. Registrar atividades do teste-piloto. |
Brainstorming, PDCA, APPCC, BPF, 5S, SAE, observação de mercado, momentos de interação, confraternizações, reunião, controle estatístico de peso, treinamento, índice de desempenho da equipe, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Produção para comercialização |
Apresentação do produto. Elaborar claim para produto. Parâmetros de qualidade. Ajuste de máquinas/equipamentos. Treinamentos. Revisão das amostras. Revisão do processo de produção. Elaboração das embalagens. Orientação, treinamento e acompanhamento da equipe. Checar se o processo iniciou, organização do setor, padrão de produção, necessidade de matéria-prima e embalagem. Identificação de gargalos produtivos. Discussão sobre melhorias no processo produtivo. Observar, refletir e realizar ajustes no processo produtivo. Observar vendas. Contatar outras áreas para verificar compatibilidade ou adequação entre aquilo que está sendo produzido e o que outras áreas estão fazendo. Descrição escrita dos procedimentos para aprovação para comercialização. Auditar aprovação para comercialização. Preencher RACP. Registrar atividades realizadas para aprovação para comercialização. |
Momentos de interações, treinamento, reuniões, procedimentos, auditoria interna, RACP e registros. |
Lançamento do produto |
Lançamento e apresentação do produto para vendedores que irão fazer a apresentação do produto para o cliente. Inserção do produto nos pontos de venda (loja). Contratação de equipe terceirizada para demonstração do produto nas lojas. Descrição escrita dos procedimentos para lançamento do produto. |