RESUMO
Objetivo:
O objetivo geral é analisar criticamente, por trás dos discursos criados em torno do sucesso, as ideologias e construções do management no Blog "Geração de Valor".
Originalidade/relevância:
O fenômeno Pop Management tem sido popular no contexto brasileiro. Nele, os indivíduos buscam fórmulas para se sobressair e ganhar seu lugar de sucesso como empreendedores. Um dos disseminadores dessa ideologia tem sido o blog "Geração de Valor". Este artigo inova ao tratar da temática sem estrelismos e fantasiosos romantismos.
Principais aspectos metodológicos:
Este artigo busca, por meio da Análise Crítica do Discurso (ACD), analisar alguns textos do Blog Geração de Valor.
Síntese dos principais resultados:
Percebemos que a voz de Flávio Augusto nada mais é do que uma das várias vozes que buscam defender, inclusive no campo da Administração, o culto à vitória pessoal e o desdém às práticas coletivistas de organização social. Análises desta natureza ainda são escassas no campo, pois demandam leituras enriquecidas do texto em relação ao contexto e à intertextualidade. Análises críticas contrapõem visões hegemônicas e aguçam o senso crítico do leitor. Além disso, são úteis em evidenciar o culto midiático que a Administração vem recebendo.
PALAVRAS-CHAVE
Management; Ideologia; Poder; Análise Crítica do Discurso; Teoria Crítica