Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi analisar a influência dos valores humanos no comportamento de compra por impulso e a diferença entre gêneros.
Originalidade/valor:
A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre os valores priorizados pelo indivíduo e seu comportamento de compra impulsiva. Os resultados podem orientar profissionais e gestores de negócios na condução de suas estratégias de vendas e orientar pesquisadores a considerar os valores humanos em investigações de comportamento de compra, o que possibilita novas compreensões.
Design/metodologia/abordagem:
Um modelo com duas escalas, de compra impulsiva e de valores humanos, consolidadas no contexto brasileiro, foi aplicado resultando em 414 respostas, que foram analisadas por meio de modelagem de equações estruturais.
Resultados:
Os resultados demonstram que os valores humanos impactam no comportamento de compra impulsiva, indicando que os valores prazer, emoção e religiosidade têm relação positiva, e os valores saúde e conhecimento têm relação negativa. Amostras por gênero evidenciaram diferenças importantes, já que sobrevivência e emoção apresentaram maior influência positiva na compra impulsiva em homens; e as mulheres são mais influenciadas pelos valores prazer e emoção e apresentam relação negativa quanto ao valor afetividade.
Palavras-chave
compra por impulso; valores humanos; diferenças entre gêneros; comportamento do consumidor; Teoria Funcionalista dos Valores Humanos