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PLANEJANDO NEGÓCIOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO SOBRE POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO E CADEIA DE VALOR

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a aplicabilidade, contribuições e adequações necessárias ao modelo de auxílio à tomada de decisão quanto à definição do modelo de negócio no contexto de dez projetos tecnológicos oriundos do ambiente acadêmico.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Ao buscar a validação empírica do modelo proposto por Reis, Ladeira e Fernandes (2015), o artigo facilita a interpretação e aplicação de conceitos relevantes à definição de modelo de negócio, contribuindo para a aproximação entre a universidade (teoria) e mercado (prática empreendedora).

Principais aspectos metodológicos:

A pesquisa é qualitativa e a estratégia metodológica adotada foi a pesquisa-ação em 10 projetos participantes do Programa de Incentivo à Inovação realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas com 38 profissionais. Elas foram gravadas, transcritas e validadas de forma a entender a aplicabilidade do modelo nos diferentes contextos para avaliar convergências e ou divergências existentes.

Síntese dos principais resultados:

A aplicação do modelo demonstrou-se relevante, principalmente para as fases iniciais do planejamento do negócio. A inclusão do Mínimo Produto Viável no modelo auxilia no dimensionamento dos recursos e na elaboração de um produto com características semelhantes às necessidades mercadológicas. Sugeriu-se que os critérios levantados para auxiliar o processo decisório fossem avaliados e selecionados pela equipe de acordo com a estratégia pretendida para o negócio.

Principais considerações/conclusões:

Como trabalhos futuros, sugere-se avaliar a inserção de novos passos: i) análise dos riscos e plano de contingências para o modelo de negócio proposto; ii) valoração da tecnologia como um passo importante para projetos com interesses em realizar transferência de tecnologia para empresas estabelecidas.

PALAVRAS-CHAVE
Posicionamento mercadológico; Cadeia de valor; Modelo de negócios; Mínimo produto viável; Empresa de Base Tecnológica

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