Acessibilidade / Reportar erro

CÓDIGOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DA ONU

RESUMO

Objetivo:

Para a estabilidade do ambiente organizacional, a adoção de códigos de governança corporativa tornou-se uma importante condição para a estabilidade do ambiente organizacional por valorizar a transparência como princípio norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios e possibilitar a competição de forma diferenciada. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de comparar, com base em um conjunto de práticas recomendadas pela ONU, as características dos códigos de governança corporativa adotados na América Latina por Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

Originalidade/valor:

O artigo estuda a adoção de códigos de governança corporativa adotados pelos países latino-americanos, pouco explorados sobre o tema de forma integrada.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de estudo descritivo qualita tivo e quantitativo com análise em profundidade pelo uso de técnicas de análise de conteúdo, complementada pela análise hierárquica de clusters, por meio do método Ward, em que se utilizam medidas de similaridade de Jaccard e de Russell e Rao.

Resultados:

Verificou-se que os códigos de governança corporativa emitidos pelo Brasil, pela Colômbia e pela Argentina convergem com o guia da ONU, enquanto o do Peru converge parcialmente. A convergência observada sugere uma preocupação com o alinhamento às demandas dos investidores internacionais. Por fim, constatou-se que os códigos de governança corporativa emitidos pelo Chile e México têm baixa convergência com o guia da ONU, sugerindo maior preocupação intrarregional do que com o alinhamento a padrões internacionais, o que pode levar a uma maior dificuldade na atração de investimento direto ou não.

PALAVRAS-CHAVE:
Governança corporativa; Código de governança; ONU; Análise de conglomerados; Países latino-americanos.

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br