Acessibilidade / Reportar erro

Does a cluster promote innovation and productivity in its firms?1 1 This work was supported by the Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), under the No. 305706/2015-2,406559/2018-0, and by the Foundation for Research Support of the State of Rio de Janeiro (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj), under the Nos. 26/210.277/2019(248665), E-26/201.409/2021(260810), E-26/202.864/2018 (239233).

Resumo

Objetivo:

A acirrada competição em um mercado globalizado obriga as empresas a adotarem estratégias inovadoras para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. No entanto, inovar é uma tarefa difícil de realizar isoladamente. Uma forma de amenizar esse isolamento é separar as organizações em clusters setoriais, facilitando a busca por inovação e produtividade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo comparar a relação entre o desempenho de inovação e a produtividade das empresas brasileiras e, especificamente, se elas estão inseridas em clusters, considerando suas estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D) interno e externo implementadas.

Originalidade/valor:

Este artigo expande a compreensão da literatura sobre inovação aberta, testando o papel complementar do P&D interno e externo para a implementação de inovação em empresas usando uma condição contextual relevante: sua presença ou não em um cluster. Assim, o estudo ajuda a aumentar a compreensão de uma série de mecanismos pelos quais o cluster ajuda a promover a inovação e a produtividade.

Design/metodologia/abordagem:

Para testar as hipóteses, o estudo utilizou modelagem de equações estruturais multigrupo em uma amostra de 5.581 empresas, com 1.878 participantes de um cluster e 3.703 não participantes.

Resultados:

Os resultados suportam um impacto positivo de P&D externo e interno no desempenho da inovação e sustentam a noção de que o desempenho da inovação, independentemente de a empresa fazer ou não parte de um cluster, impacta positivamente na sua produtividade. Por outro lado, P&D externo e interno mostraram-se complementares apenas para empresas dentro de um cluster.

Palavras-chave:
cluster; desempenho de inovação; produtividade; P&D; capacidade absortiva

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br