RESUMO
Objetivo:
Apresentar um estudo em profundidade com empresas portuguesas a fim de propor um modelo conceitual que emergiu dos dados coletados, enfatizando o modo como a ferramenta contribui para a formação de capacidade absortiva.
Originalidade/valor:
Foi possível delinear um modelo com as associações teóricas entre capacidade absortiva e analytics a partir das vozes de especialistas e tomadores de decisão de empresas portuguesas, contribuindo como instrumento para orientar estratégias que ajudem as empresas a compreender melhor como acontece a absorção do conhecimento em implementações de analytics para um direcionamento mais eficiente de esforços e consequente geração de valor incremental.
Design/metodologia/abordagem:
Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com a adoção da Grounded Theory como estratégia de pesquisa. Dessa forma, adotaram-se técnicas e procedimentos do método que permitiram a constante coleta e análise dos dados. Para tanto, utilizou-se o software Atlas.ti.
Resultados:
A principal contribuição teórica é a proposição de um modelo conceitual que considere as categorias, subcategorias, propriedades e dimensões emergentes, que qualificam o alinhamento conceitual entre capacidade absortiva e analytics e explicam a existência do construto ao longo da implementação. Como contribuições empresariais, ressalta-se a configuração da absorção do conhecimento de acordo com dois padrões de uso do analytics: orientado à resolução de problemas específicos e como orientador do planejamento institucional.
PALAVRAS-CHAVE
Capacidade absortiva; Analytics; Big Data Analytics; Extração de valor; Grounded Theory