Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação do cliente na prestação de serviços com inteligência artificial: Um estudo meta-analítico

RESUMO

Objetivo:

O presente estudo tem como objetivo identificar os principais construtos antecedentes e consequentes que compõem a satisfação do consumidor na prestação de serviços que utilizam inteligência artificial (IA) e suas magnitudes.

Originalidade/valor:

Este estudo busca preencher uma lacuna advinda da escassez de pesquisas meta-analíticas sobre a prestação de serviços com IA e sua relação com a satisfação do consumidor.

Design/metodologia/abordagem: O presente trabalho adotou o método meta-analítico e o seu desenvolvimento seguiu três fases: 1. pesquisa; 2. coleta; e 3. codificação e análise de dados. Foram analisados 19 artigos publicados em periódicos de relevância internacional no período de janeiro de 2000 e dezembro de 2020, presentes nas plataformas Web of Science e Science Direct, que totalizaram 128 observações e 28 relações.

Resultados:

Foram identificados cinco construtos antecedentes e um construto consequente. A partir disso, construiu-se um modelo integrado para ilustrar as relações da satisfação do consumidor em serviços inteligentes. Os resultados alcançados demonstram que a satisfação do consumidor na prestação de serviços está significantemente correlacionada a adoção de inteligência artificial. Em suma, a avaliação quantita­tiva integrada que foi realizada neste estudo, visa contribuir com futuras evidências empíricas de tal maneira que ocorra um aumento do alcance dos estudos em inteligência artificial e satisfação do consumidor, a partir da análise dos seguintes construtos: valor percebido, recursos percebidos, percepção da qualidade, orientação mercadológica, identificação com o serviço e comportamento de uso de AI em serviços.

Palavras-chave
inteligência artificial; serviços; satisfação do consumidor; meta-análise; modelo integrado

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br