RESUMO
Objetivo: Explorar e compreender os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Agroindustriais Familiares sob a ótica da inovação social.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A inovação social permite compreender como os problemas globais podem ser resolvidos a partir de elementos locais. A originalidade deste estudo está na análise dos APLs como uma inovação social, destacando que a sua formação impacta de forma determinante no desenvolvimento econômico e social da região na qual está inserido.
Principais aspectos metodológicos: Os trabalhos de investigação tiveram ênfase em entrevistas semiestruturadas com membros da governança do APL foco do estudo, além da análise das atas das reuniões da governança desde o surgimento do APL. A análise do conteúdo coletado foi realizada com o auxílio do software NVIVO 11.
Síntese dos principais resultados: A inovação social foi analisada sob o ponto de vista do processo, da formação de rede, do planejamento, da governança e dos resultados. Essas categorias, fruto do referencial teórico, permitiram explicar o APL da Agroindústria Familiar a partir da inovação social.
Principais considerações/conclusões: Os resultados apontam que o APL da Agroindústria Familiar analisado pode ser considerado uma inovação social na medida em que possui os elementos necessários para sua caracterização, com destaque para a governança como construto central e sua cultura de coalizão com os atores públicos, privados e do terceiro setor na busca de soluções às necessidades sociais.
PALAVRAS-CHAVE Inovação; Social; Arranjos produtivos locais; Agroindústria; Familiar