RESUMO
Objetivo:
Avaliar se os significados atribuídos ao trabalho de docentes de um curso da educação profissional tecnológica (EPT) brasileira - Gestão de Recursos Humanos (GRH) - são preditores da intenção de perma- nência/saída do emprego.
Originalidade/valor:
A recente expansão da EPT no Brasil não foi acom- panhada pelo desenvolvimento de pesquisas relacionadas a diferentes aspectos do trabalho dos docentes que atuam na EPT. Além disso, esta expansão ocorre em um contexto de desvalorização histórica e cultural do professor da EPT incrementando a necessidade de realização de pes- quisas sobre seu trabalho.
Design/metodologia/abordagem:
Desenvolvemos uma pesquisa multi- metodológica em duas etapas: 1. Aplicação de entrevistas semiestrutu- radas; 2. Aplicação de questionários estruturados.
Resultados:
Os resultados da primeira etapa forneceram base empírica para a construção de hipóteses a respeito da predominância da intenção de saída e da relação de predição dos componentes do significado do trabalho para a intenção de saída. Os resultados da segunda etapa con- firmaram que há mais docentes de GRH para quem a intenção de saída prevalece. Além disso, os resultados também indicaram que a valoriza- ção da dignidade-humanização e da ocupação e da expressão de uma realidade de desumanização e esgotamento são preditores da probabili- dade da intenção de saída. Concluímos que, apesar da expansão das pos- sibilidades de trabalho para docentes na EPT, esta não representa em uma alternativa de qualidade, sendo então considerada como plano tem- porário para os docentes de GRH.
PALAVRAS-CHAVE
Docentes; Educação Profissional Tecnológica; Gestão de Recursos Humanos; Significados do Trabalho; Intenção de Rotatividade