Acessibilidade / Reportar erro

Ciclos econômicos e pagamentos de dividendos: Um estudo no mercado brasileiro

RESUMO

Objetivo:

Analisar o comportamento da distribuição de dividendos das empresas brasileiras de capital aberto de acordo com os efeitos dos ciclos econômicos, comparando as fases de recuperação, expansão, recessão e contração (Schumpeter, 1935) com as fases de expansão e recessão conforme o National Bureau of Economic Research (NBER).

Originalidade/valor:

O método de classificação das fases dos ciclos econômicos de acordo com Schumpeter (1935) apresenta maiores detalhes em relação ao método NBER. As quatro fases apresentam características diferentes e não são observadas quando usadas apenas as duas fases do modelo do NBER.

Design/metodologia/abordagem:

Para atingir o objetivo da pesquisa, foram coletadas informações de 243 empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores Brasileira entre os anos 1997 e 2021. Os dados foram obtidos na base de dados da Refinitiv, e utilizaram-se os modelos de regressão de dados em painel com efeitos aleatórios para analisar duas hipóteses definidas neste estudo. As hipóteses afirmam que o comportamento da relação entre o pagamento de dividendos e as fases dos ciclos econômicos de baixa (alta) do NBER é diferente em relação às fases de recessão e contração (recuperação e expansão) conforme Schumpeter.

Resultados:

Os resultados indicaram não rejeição das hipóteses, reforçando a importância da análise das quatro fases dos ciclos econômicos e de forma complementar por investidores, analistas, gestores e demais usuários ao analisar o pagamento de dividendos por companhias abertas nos diferentes níveis de atividade econômica do país.

PALAVRAS-CHAVE:
dividendos; payout; crises econômicas; ciclos econômicos; variação do PIB

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br