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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM FOCO: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

DISTANCE EDUCATION FOCUS: A STUDY ON THE BRAZILIAN SCIENTIFIC PRODUCTION

EDUCACIÓN A DISTANCIA DE ENFOQUE: UN ESTUDIO SOBRE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA BRASILEÑA

RESUMO

A educação a distância (EaD) vem se revelando como uma significativa tendência na esfera educacional, principalmente na educação superior. A modalidade já não é novidade no mundo educacional, uma vez que os primeiros registros de sua utilização foram identificados em 1728, por meio de um curso por correspondência na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Contudo, na atualidade, a palavra que se instala no auge da EaD é “interação”, que se torna possível mediante as tecnologias de comunicação cada vez mais fluentes e eficazes. Hoje, já se é possível falar, inclusive, em interação em tempo real, proporcionada pelas videoconferências, por exemplo, em que pessoas, espacialmente separadas, assistem a uma aula de forma síncrona. Dessa forma, as instituições de ensino que a ofertam precisam estar atentas à melhor maneira de agir com relação a seus alunos e aos processos organizacionais. O objetivo deste estudo consiste em investigar a produção científica no campo da administração acerca do tema EaD, bem como identificar os modelos de fatores críticos de sucesso desenvolvidos em artigos científicos da área. Nesse intuito, apresentam-se os principais conceitos sobre EaD. Foram identificados e analisados todos os artigos publicados nos anais de todos os eventos organizados pela Associação Nacional de Pós- -Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) e os artigos publicados nos periódicos brasileiros da área de administração com maior pontuação (A1, A2, B1 e B2), conforme a classificação Qualis-Capes 2010, sem delimitação temporal, que abordassem questões relacionadas à EaD disponíveis em meio eletrônico. Ao final, encontraram-se 71 trabalhos científicos, cujos conteúdos foram classificados de acordo com os seguintes critérios: distribuição por periódico/evento e anual, natureza da análise, tipo de abordagem, principais técnicas de coleta de dados, fator bibliográfico e identificação dos fatores críticos de sucesso. Tais critérios foram inspirados nos trabalhos de Paiva, Oliveira e Melo (2008)Paiva, K. C. M. de, Oliveira, M. C. de S. M. de, & Melo, M. C. de O. L. (2008, setembro-outubro). Produção científica brasileira sobre empresa familiar - um metaestudo de artigos publicados em anais de eventos da Anpad no período de 1997-2007. Revista de Administração Mackenzie, 9(6), 148-173. e Riss e Grohmann (2011)Riss, L. A., & Grohmann, M. Z. (2011). Mapeamento da produção científica em e-learning nos anais dos eventos da Anpad e seus hot topics no âmbito internacional: uma análise de 2000 a 2010. Anais do Encontro de Administração da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil, 3.. Percebeu-se que a EaD ainda desperta um tom de “novidade” no ambiente acadêmico e que necessita de pesquisas que busquem esclarecer melhor os subterfúgios de seu processo, de modo a minimizar falhas e barreiras e maximizar os resultados positivos.

PALAVRAS-CHAVE
Educação a distância; Fatores críticos de sucesso; Classificação Quali-Capes; Produção científica; Educação superior

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