Acessibilidade / Reportar erro

A CAPACIDADE ABSORTIVA COMO FEEDBACK NA SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

Objetivo:

Descrever as características das fases que compõem a evolução do conhecimento, como inovação, inovação social, inovação orientada para a sustentabilidade, sustentabilidade organizacional e capacidade absortiva, bem como suas correlações.

Originalidade/valor:

Fornece uma visão panorâmica do potencial da capacidade absortiva relacionando-a com inovação social, inovação orientada para a sustentabilidade e sustentabilidade organizacional. Aborda temas e conceitos relacionados que incorporam as estratégias para alcançar a sustentabilidade organizacional e quem vem ganhando cada vez mais importância e espaço entre essas discussões. Foram utilizadas três bases de dados para selecionar os artigos: Scopus, Web of Science e SciELO. Para fundamentar os principais conceitos, foram necessários referenciais teóricos de estudos científicos mais recentes que pudessem contribuir para o esclarecimento dos termos e das definições.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa. Foram utilizados trabalhos caracterizados por discussões mais amplas, o que é ideal para identificar e descrever o estado conceitual de determinado tema.

Resultados:

Por meio dos artigos pesquisados, exploraram-se as características da inovação, da inovação orientada para a sustentabilidade e da inovação social, as quais norteiam os valores da sociedade e influenciam as estratégias das organizações cada vez mais. Dessa forma, foi possível observar e compreender a capacidade absortiva como um instrumento fundamental para as estratégias que asseguram a sustentabilidade organizacional.

PALAVRAS-CHAVE
Inovação; Inovação social; Sustentabilidade organizacional; Aprendizagem; Capacidade absortiva

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br