Acessibilidade / Reportar erro

WORK DESIGN: CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE SERVIDORES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

RESUMO

Objetivo:

Identificar e analisar diferenças nas características da tarefa, do conhecimento e sociais no trabalho de servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e, secundariamente, verificar a validade fatorial, convergente, preditiva e discriminante do Work Design Questionnaire (WDQ) no contexto do Poder Judiciário brasileiro.

Originalidade/valor:

Com o desenvolvimento do WDQ, o desenho do trabalho passou a ser ainda mais estudado mundialmente. Também no Brasil, desde sua tradução e adaptação, essa variável vem apresentando grande repercussão na gestão de pessoas, sendo este o primeiro estudo no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Design/metodologia/abordagem:

Por meio de survey encaminhado aos 2.898 servidores, obtiveram-se 895 respostas, que foram submetidas à análise de estatísticas descritivas, análise fatorial confirmatória, análise de confiabilidade, análise de correlação de Kendall-tau e teste Kruskal-Wallis.

Resultados:

A característica do trabalho mais reconhecida foi o suporte social, enquanto a menor foi a interação fora da organização. Conhecimentos especializados são mais requeridos de profissionais de nível superior. No trabalho dos homens, há mais resolução de problemas, conhecimentos mais especializadas e autonomia na tomada de decisão. Servidores da área finalística afirmaram exercer tarefas com mais significado. Gestores consideraram ter menos autonomia para planejar suas tarefas, enquanto os demais servidores avaliam que seus trabalhos têm início, meio e fim mais bem definidos. Num órgão público de grande porte e complexidade, as características dos trabalhos se diferenciam em função de variáveis sociodemográficas e funcionais, exigindo-se customizações nas práticas de gestão de pessoas e nas políticas organizacionais.

PALAVRAS-CHAVE:
Desenho do trabalho; Work Design Questionnaire; Setor público; Poder Judiciário; Superior Tribunal de Justiça

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br