Acessibilidade / Reportar erro

O fenômeno da digitalização e estratégias digitais em países emergentes: Uma revisão semissistemática

Resumo

Objetivo:

Por meio de uma revisão da literatura sobre digitalização em países emergentes, analisamos como as empresas que operam nessas regiões desenvolvem e implementam estratégias para navegar na era digital.

Originalidade/valor:

O surgimento de novas tecnologias tem reconfigurado a sobrevivência das empresas e a competitividade no mundo, entretanto, pouco se sabe sobre as estratégias digitais empregadas pelas empresas em mercados emergentes. Revisando a literatura, escassa nesse contexto, nós contribuímos apresentando exemplos de estratégias digitais que as empresas têm implementado. Em conformidade com os nossos achados, propomos uma agenda de pesquisa que pode guiar estudos futuros.

Design/metodologia/abordagem:

Foi feita uma revisão semissistemática de revistas de negócios e gestão, chegando, por fim, a uma amostra de 30 artigos de diferentes campos do conhecimento. Os achados são apresentados em três categorias temáticas e outras subcategorias.

Resultados:

Os achados sugerem que os vazios institucionais que limitam a inovação das empresas (falta de regulamentação clara, de força de trabalho qualificada, de acesso a dados e de recursos financeiros) são os desafios principais que as impedem de se digitalizar. No entanto, empresas desenvolvem capacidades que permitem que elas aproveitem oportunidades, apesar dos desafios, e implementem estratégias digitais que apoiam o processo de digitalização.

Palavras-chave:
digitalização; países emergentes; países em desenvolvimento; estratégia; revisão semissistemática

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br