Acessibilidade / Reportar erro

Chamados ocupacionais em um contexto de restrições estruturais

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito moderador das restrições estruturais na relação entre a percepção de um chamado, viver um chamado e a satisfação com a vida.

Originalidade/valor:

Esta é a primeira tentativa de discutir o papel das restrições estruturais nas consequências da percepção de uma vocação no contexto de um país em desenvolvimento.

Design/metodologia/abordagem:

Realizamos uma pesquisa quantitativa com 165 profissionais brasileiros (modelagem de equações estruturais).

Resultados:

Os resultados mostraram que perceber um chamado está positivamente associado a viver um chamado e à satisfação com a vida, em geral. No entanto, ambas as relações foram moderadas pelas restrições estruturais, de modo que quanto mais fortes as restrições, mais fracas as relações descritas. Esse resultado indica que considerar um trabalho um chamado nem sempre leva a resultados desejáveis, como muitas vezes é defendido pela literatura de vocação e carreira e por profissionais de orientação de carreira. Assim, sugere-se que as limitações de acesso a recursos sejam levadas em consideração nos processos de orientação profissional, para que os indivíduos estejam mais conscientes de que, em casos de restrição de recursos, chamados ocupacionais podem não produzir os tão aclamados resultados positivos na carreira. Implicações para teoria e prática e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas.

Palavras-chave
chamado; carreira; satisfação de vida; realização profissional; restrições estruturais

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br