RESUMO
Objetivo:
Compreender as motivações do turismo voluntário e qual seria o sentido atribuído à realização dele nas relações com trabalho e vida.
Originalidade/valor:
Justifica-se pela novidade em torno desse turismo e desse ato de voluntariar, com carência de trabalhos no Brasil. Toma como base as mudanças no modo de produção e no trabalho no século XXI que implicaram uma busca por sentido no trabalho e na vida. Nesse sentido, propõe-se um olhar reflexivo para a temática, integrando noções de pós-modernidade e mobilização de subjetividades.
Design/metodologia/abordagem:
Estudo de abordagem qualitativa, com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 sujeitos que participaram de uma experiência de turismo voluntário; análise de dados via análise de conteúdo.
Resultados:
Foram identificados sujeitos que buscam experiências significativas de turismo. Como consumidores, buscam experiências de vida que possam dizer algo sobre si mesmos, que agreguem valor e colabore para a empregabilidade deles. Há produção e consumo de subjetividades em torno do turismo voluntário, voltadas para a busca por sentido na pós-modernidade. O próprio sentido do trabalho se torna uma mercadoria.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo voluntário; Pós-modernidade; Sentido do trabalho; Vida; Trabalho