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Aplicação e benefícios das tecnologias digitais para as cadeias de valor agroalimentares: Evidências de um país emergente

Resumo

Objetivo:

Diversos estudos técnicos e acadêmicos exploraram as aplicações das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no setor agroalimentar do ponto de vista dos agricultores. No entanto, a perspectiva do fornecedor de tecnologia na aplicação de TIC foi amplamente esquecida. O objetivo deste artigo é analisar como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas na cadeia de valor agroalimentar e quais são seus benefícios e vantagens na perspectiva dos fornecedores de tecnologia.

Originalidade/valor:

Em primeiro lugar, o estudo analisou os benefícios das TIC para o setor agroalimentar na perspectiva dos fornecedores de tecnologia, permitindo a análise integrada do conjunto completo de TIC aplicadas em toda a cadeia de valor agroalimentar. Finalmente, usando uma abordagem metodológica robusta, garantimos a replicabilidade do estudo.

Design/metodologia/abordagem:

Foi empregado um estudo exploratório com abordagem descritiva para mapear o conjunto completo das tecnologias digitais comercializadas por 131 empresas de tecnologia agroalimentar. Usou-se a tipologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) para classificar os tipos de tecnologias. Por meio do software NVIVO, a análise de cluster foi aplicada aos dados de benefícios e vantagens das soluções digitais comercializadas pelas empresas.

Resultados:

Identificaram-se a redução de custos e a rápida tomada de decisão como os benefícios mais importantes das TIC. No setor agroalimentar, essas tecnologias são criadas por diferentes gerações de empresas, sendo a maioria delas startups. Identificaram-se os fenômenos de servitização agrícola, compreendendo a crescente importância dos serviços como insumo-chave para a produção agrícola, e de manufaturização agrícola, que trata do incremento do controle sobre os fatores de produção na agricultura.

Palavras-chave:
agroalimentar; TIC; AgTech; cadeia de valor; inovação

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