Resumo em Português:
A identificação por rádio frequência (RFID - Radio Frequency Identification) tem sido um assunto amplamente abordado nos últimos anos, nas empresas, no meio acadêmico e na mídia. Diversas empresas vêm desenvolvendo iniciativas de RFID com o intuito de identificar as potenciais aplicações dessa tecnologia e mapear os benefícios decorrentes de sua utilização. Este trabalho apresenta um quadro de referência para a adoção dessa tecnologia pelas empresas considerando seus motivadores, inibidores, aplicações e benefícios esperados. O quadro de referência serviu como base para uma pesquisa realizada com 114 empresas no Brasil. Entre os principais resultados destacam-se a importância da área de tecnologia da informação como agente da adoção da inovação e a pouca relação dos benefícios esperados e dificuldades enfrentadas com o atual grau de adoção da tecnologia.Resumo em Inglês:
Radio frequency identification (RFID) has been a relevant topic addressed by companies, academics and media. Many companies have been developing RFID initiatives in order to identify the potential applications and map the benefits associated with their implementation. This work presents a framework for RFID technology adoption, considering its business drivers, inhibitors, applications and expected benefits. This framework provided a conceptual basis for analyzing a research conducted in 114 companies in Brazil. Among other conclusions, we highlight the importance of companies' information technology area as an enabler for innovation and the weak association between expected benefits and business challenges with the current level of technology adoption.Resumo em Português:
O presente estudo objetivou desenvolver e validar a Escala de Mecanismos de Aprendizagem em Organizações (Emao). A partir da Measurement Scale of Organizational Learning de López, Peón e Ordás (2005), composta dos fatores aquisição do conhecimento, distribuição, interpretação e memória organizacional, foi realizada a tradução dos itens da língua inglesa para o português e adequação de linguagem para a cultura brasileira. Feito isso, realizou-se a análise de construto e semântica dos itens; e dos 25 itens originais, 22 permaneceram para validação empírica da escala. Quinhentos e vinte e dois funcionários de uma instituição financeira com sede em Brasília (DF) responderam ao instrumento de pesquisa. Após as análises fatoriais, identificou-se a melhor solução (rotação Varimax) com três fatores, de KMO igual a 0,92. Os fatores foram denominados: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos (7 itens, Q = 0,81), Compartilhamento de Conhecimentos (11 itens, Q = 0,87) e Codificação e Controle de Conhecimentos (4 itens, Q = 0,71). Concluindo o estudo, descrevem-se recomendações para futuras pesquisas visando ao melhoramento da escala validada, bem como à realização de estudos que verifiquem as relações entre mecanismos de aprendizagem em organizações com outras variáveis da literatura de comportamento organizacional.Resumo em Inglês:
The aim of this paper was to develop and to validate the Organizational Learning Mechanisms Scale (Olms). Based on Measurement Scale of Organizational Learning of López, Peón e Ordás (2005), the items were translated from English language to Portuguese language. Twenty-two items were submitted to empirical validation. Five hundred and twenty-two employees of a financial organization were participated of this research. In the factorial analysis, the best solution was identified (Varimax rotation, KMO = 0,92) with three factors. The factors were named: Internal and External Acquisition of Knowledge, Share Knowledge and Codification and Control of Knowledge. Finally, conclusions and recommendations to future research were presented and suggest the improvement of Emao and to investigate the relationship between mechanisms of learning and others organizational variables.Resumo em Português:
A incerteza, a complexidade e o risco do ambiente organizacional tornam-se mais intensos em empresas que estejam em situações de crise financeira. As relações entre empresas credoras e devedoras passam a responder a mecanismos, jurídicos ou não, que buscam atender às expectativas dos stakehoders envolvidos. Assim, pode-se esperar que as empresas em crise estabeleçam planos de recuperação financeira que poderão ter apoio dos credores envolvidos. O constructo Confiança é apresentado na literatura como fonte de redução das incertezas, da complexidade e dos riscos. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a predisposição dos gestores de empresas credoras a confiar em empresas em recuperação financeira tendo em vista a concessão de créditos financeiros. A pesquisa, qualitativa, teve os dados coletados mediante entrevistas; examinando-os por meio da análise de domínio. Os resultados identificaram que a predisposição a confiar - tendo em vista a concessão de créditos - é decorrente dos atributos da empresa em recuperação financeira e de seu gestor, os quais são identificados por meios não convencionais.Resumo em Inglês:
The uncertainty, complexity and risk of the organizational environment become more intense in a scenario in which companies face a situation of financial crisis. The relation between creditor and debtor companies begin to respond to juridical or non-juridical mechanisms that aim to reach the expectations of the stakeholders. Thus, it can be expected that companies in crisis establish plans of economic-financial recovery that may or may not be supported by the involved stakeholders. The concept of Trust is described in the literature as a source of reduction of uncertainties, complexity and risks. The general objective of this research is to understand the predisposition of the managers to believe in companies under financial recovery. The data of the qualitative research was collected through interviews and were analyzed by the domain analysis. The results shown that credit concession is generated by the confidence created through the perceived attributes of the company in economic-financial recovery and its manager, which are identified by non-conventional techniques.Resumo em Português:
Na metodologia de avaliação de empresas destacam-se como clássicos os modelos baseados no fluxo de caixa descontado e no lucro residual. Cada modelo tem suas características e fornece uma informação diferenciada, mas teoricamente devem proporcionar resultados financeiros equivalentes, se for empregada à mesma base de dados. O objetivo deste estudo é verificar se, com a utilização da mesma base de dados, os modelos do fluxo de caixa, descontado e do lucro residual, proporcionam resultados equivalentes ou se existem conflitos metodológicos entre eles. Efetuou-se a análise de um caso real, de uma empresa de utilidade pública, empregando-se o modelo do fluxo de caixa descontado e do lucro residual comparando-se os resultados com o preço negociado, ajustado para representar 100% do capital próprio. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os valores calculados e entre estes e o preço de venda da empresa em estudo.Resumo em Inglês:
Among business valuation methodologies, the most widely used models are based on discounted cash flow and residual income methodologies. Each model has its own particular characteristics and supplies different information. But, theoretically, they should give equivalent financial results if the same data base is used. The objective of this study is to determine if there are methodological conflicts among the models when the same basic data is used or if the results are the same. A real case analysis of a public utility company was carried out, using the discounted cash flow and the residual income models, the results were compared to the negotiated price, which was adjusted to represent 100% of equity. The results show great differences among the values themselves and with the sales price of the company under study.Resumo em Português:
Discussões acerca da distribuição de retornos de índices de ações têm sido recorrentes na literatura financeira, especialmente por seu uso em modelos que adotam a normalidade desses retornos como premissa. Seguindo a linha dos trabalhos de Ingersoll Jr. (1987) e Hamada e Valdez (2004), analisou-se a distribuição empírica dos retornos do Ibovespa e S&P500 no período de 1986 a 2006. Assim como reportado em trabalhos anteriores, para ambos os índices, ficou evidenciado que a suposição de normalidade pode ser altamente questionável, pois outras distribuições teóricas da família elíptica apresentaram um nível superior de aderência aos dados empíricos. Os retornos dos índices de ações tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos apresentaram leptocurtose, e no caso do Brasil verificou-se a presença até mesmo de assimetria, de forma que apenas distribuições que lidam com tais parâmetros de modo menos restritivo, a exemplo da Logística e Log-Logística, puderam apresentar melhor aderência aos dados observados.Resumo em Inglês:
Stock market indices' rate of return distributions is a recurrent theme in financial literature, especially because some models require the normality assumption as premise. Following the works of Ingersoll Jr. (1987) and Hamada & Valdez (2004), the empirical distribution of the Ibovespa and S&P500 rates of returns from 1986 to 2006 was analyzed. As reported by some others authors, for both indices, the results evidenced that the normality assumption can be highly questionable, because other theoretical distributions from the elliptical family fitted the data better. The rates of return for the Brazilian and American indices showed leptokurtosis, and, in the Brazilian case, asymmetric shape, so that only distributions that deal with these parameters in a less restrictive way, as the Logistic or Log-logistic distributions, can show a better fit to the observed data.Resumo em Português:
O presente ensaio tem como objetivo analisar e discutir como a pesquisa-ação participante pode ganhar espaço como estratégia metodológica em administração. Esta análise enfoca em especial o campo do empreendedorismo, e mais especificamente o campo do empreendedorismo social, ressaltando as vantagens e limitações da aplicação dessa estratégia de pesquisa. Procede-se, inicialmente, à análise dos principais paradigmas de pesquisa em administração e define-se a pesquisa-ação participante como modalidade de pesquisa crítica, inserida no paradigma humanista radical. A seguir, passa-se à identificação das características da pesquisa participante e ao seu contraste com outras modalidades de pesquisa, em especial com a observação participante e a pesquisa-ação. Os conceitos da pesquisa-ação participante são apresentados e os autores prosseguem apresentando uma revisão dos mais recentes trabalhos em que essa foi usada para apoiar pesquisas na área do empreendedorismo social. Concluem com a proposta de que a avaliação desses trabalhos se dê por outros conceitos que não os da pesquisa tradicional.Resumo em Inglês:
This essay aims to analyze and discuss how participatory action research can be applied as a methodological strategy in business administration. This analysis focuses mainly on the field of entrepreneurship and, more specifically, social entrepreneurship, highlighting the advantages and limitations of this research strategy. Firstly, the main research paradigms in business administration are analyzed and participatory-action research is defined as a research modality set within the radical humanist paradigm. Then, the characteristics of participatory research are identified and it is contrasted with other research modalities, specially with participant observation and action research. Participatory action research is then presented and the authors proceed with the presentation of a review of recent researches which it was used. They finish the work proposing that avaliation of works with this kind of methodology must be different then those used for traditional research.Resumo em Português:
O objetivo central deste trabalho é comparar os modelos norte-americano (ACSI) e europeu (ECSI) de satisfação do cliente, preservando as relações estruturais entre as variáveis latentes tal como originalmente estabelecidas. Para tanto, optou-se por uma abordagem quantitativa, centrada na modelagem de equações estruturais por meio da análise fatorial confirmatória. Foram pesquisados 2.145 clientes de empresas do setor de serviços, atuantes no Estado de Minas Gerais. Os principais resultados indicaram que o ACSI pode mensurar a satisfação de maneira mais precisa do que o ECSI. Outro aspecto é que a reclamação apresentou um efeito significativo sobre a satisfação e a lealdade com o serviço prestado.Resumo em Inglês:
The central objective of this study is to compare the American Customer Satisfaction Index (ACSI) and the European Customer Satisfaction Index (ECSI), preserving the structural relations between the latent variables as originally established. For both, it has been chosen a quantitative approach, focused on structural equation modeling through confirmatory factor analysis. The sample was formed by 2,145 customers of companies in the service sector, working in the State of Minas Gerais. The main results indicated that the ACSI can measure the satisfaction of more accurately than the ECSI. Another aspect is that the complaint had a significant effect on satisfaction and loyalty with the service provided.