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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 25, Número: 4, Publicado: 2024
  • A capacidade de inovação, com líderes pró-sociais, incrementa o desempenho da empresa familiar Human And Social Management

    Alves, Claudia Silva Ribeiro; Lizote, Suzete Antonieta; Teston, Sayonara de Fátima; Zawadzki, Patrick

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre liderança pró-social, capacidade de inovação e desempenho organizacional em empresas familiares. Originalidade/valor: O estudo apresenta um modelo, resultado das relações entre três diferentes teorias, no contexto das empresas familiares. Estudar a liderança pró-social e a capacidade de inovação permitiu uma visão sistêmica sobre novas perspectivas que possam interpretar melhor a realidade das empresas familiares. No que diz respeito às contribuições empíricas e sociais, foi possível sugerir linhas de ação para o desenvolvimento de líderes pró-sociais, fomentando a inovação e, consequentemente, contribuindo para o desempenho organizacional. Design/metodologia/abordagem: O estudo teve abordagem quantitativa com objetivo descritivo, utilizando o método de pesquisa survey e técnicas estatísticas para análise dos dados. A amostra foi composta por 502 profissionais que exercem cargos de liderança nas empresas membros da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses. Resultados: As hipóteses confirmaram que há relações positivas entre liderança pró-social e capacidade de inovação; entre liderança pró-social e desempenho organizacional; entre capacidade de inovação e desempenho organizacional. Também foi possível afirmar que existe um efeito moderador parcial da capacidade de inovação sobre a relação entre liderança pró-social e desempenho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study explored the relationship between prosocial leadership, innovation capacity, and organizational performance in family businesses. Originality/value: The study presents a model resulting from the relationships between three theories in the context of family businesses. Studying prosocial leadership and innovation capacity enabled a systemic view of new perspectives that can better interpret the reality of family businesses. Regarding empirical and social contributions, we suggested lines of action for developing prosocial leaders and fostering innovation, thus contributing to organizational performance. Design/methodology/approach: The study had a quantitative approach with a descriptive nature, using the survey research method and statistical techniques for data analysis. The sample consisted of 502 professionals who hold leadership positions in member companies of the Association of Santa Catarina Distributors and Wholesalers. Findings: The hypotheses confirmed positive relationships between prosocial leadership and innovation capacity, prosocial leadership and organizational performance, and innovation capacity and organizational performance. We also state that innovation capacity partially moderates the relationship between prosocial leadership and performance.
  • Mulheres gamers: Performatividades de gênero no consumo feminino de eSports Human And Social Management

    Moura, Bruno Melo; Souza-Leão, André Luiz Maranhão de; Salgueiro, Eric Matheus Gomes; Crosato, Mayara Sales; Rocha, Antonio Lucas da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O crescente interesse das mulheres pelos eSports é um fenômeno emblemático. Contudo, elas vêm enfrentando práticas sexistas discriminatórias baseadas em um discurso associado ao estabelecimento da inferioridade de gênero. Assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar como as performatividades de gênero são produzidas no consumo de eSports por mulheres gamers. Originalidade/valor: O presente estudo explora lacunas na literatura da abordagem cultural da pesquisa do consumidor, com base em proposições teóricas e epistemológicas, devido à falta de discussões que recorram aos conceitos butlerianos de performatividade para ajudar a compreender melhor as condutas produzidas nas discussões sobre o consumo feminino de eSports. Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma análise de conteúdo interpretativa (ACI) em 44 entrevistas de modo a compreender a percepção das mulheres gamers sobre sua experiência nos jogos e no próprio cenário cultural – as redes sociais de consumidores de eSports é formada por praticantes e entusiastas de games. Resultados: O esforço analítico permitiu identificar duas dimensões distintas, a saber: “Lute como uma garota!” e “Garotas só querem se divertir!”. Foi possível perceber que mesmo as performatividades de gênero com interesses distintos funcionam como reprodutoras e propagadoras de discursos de gênero em ambas as dimensões quando ocorrem sem a devida diligência. Em última análise, trata-se de um complexo dispositivo de mercado capaz de conduzir o cenário dos eSports a um sistema patriarcal entre seus consumidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Women’s increasing interest in eSports is an emblematic phenomenon. However, they have been facing discriminatory sexist practices based on a discourse focused on establishing gender inferiority. Thus, the present research aims to investigate how gender performativities are produced in eSports consumption by women gamers. Originality/value: Due to a lack of discussions about female eSports consumption, the current study explores gaps in consumer culture research literature based on theoretical and epistemological concerns. Butlerian concepts of performativity are used to help better understand the conduct produced in discussions about female eSports consumption. Design/methodology/approach: An interpretive content analysis (ICA) of 44 interviews was carried out to help better understand women gamers’ perception of their experience in games, and in the cultural scenario itself, the eSports consumers’ social network is formed by both practitioners and game enthusiasts. Findings: The current analytical effort identified two dimensions: “Fight like a girl!” and “Girls just want to have fun!”. It was possible to perceive that even gender performativities with different interests work as gender discourse reproducers and spreaders in both dimensions when they take place without due diligence. Ultimately, this is a complex market dispositif capable of leading the eSports scenario to a patriarchal system among its consumers.
  • Antecedentes da percepção de empregabilidade de estudantes do ensino superior Human And Social Management

    Oliveira, Lucia Barbosa de; Silva, Beralda Conceição de Lima da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar diferentes antecedentes da percepção de empregabilidade de estudantes do ensino superior, incluindo engajamento com a carreira, envolvimento com o ambiente universitário – avaliado por meio do desempenho acadêmico e da participação em atividades extracurriculares – e prestígio da instituição de ensino, além do sexo, status socioeconômico e avaliações autorreferentes dos estudantes. Originalidade/valor: O estudo busca avançar no entendimento dos antecedentes da percepção de empregabilidade de estudantes do ensino superior no Brasil, tendo em vista a lacuna encontrada na literatura nacional sobre carreira e inserção profissional, ainda carente de estudos quantitativos sobre percepção de empregabilidade. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa quantitativa contou com a participação de 506 estudantes de diferentes instituições de ensino superior do Rio de Janeiro. As hipóteses foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados mostraram que a percepção de empregabilidade é positivamente impactada pelas avaliações autorreferentes e pelo status socioeconômico dos participantes, assim como pelo prestígio da instituição de ensino superior, pelo engajamento com a carreira e pela participação em atividades extracurriculares. Além disso, verificou-se que a influência do engajamento com a carreira sobre a percepção de empregabilidade é integralmente mediada pela participação em atividades extracurriculares. Sexo e desempenho acadêmico não tiveram impacto sobre a percepção de empregabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this research is to investigate the influence of different antecedents of perceived employability among higher education students, including career engagement, involvement with the university environment (assessed through academic performance and participation in extracurricular activities), the prestige of the higher education institution, as well as the students’ gender, socioeconomic status, and core self-evaluations. Originality/value: The study seeks to enhance the understanding of the antecedents of the perceived employability of higher education students in Brazil, addressing a gap in the national literature on career development and professional insertion, which lacks quantitative research on perceived employability. Design/methodology/approach: A survey was conducted with the participation of 506 students from different higher education institutions in Rio de Janeiro. Hypotheses were tested using structural equation modeling. Findings: The results showed that perceived employability is positively influenced by participants’ core self-evaluations and socioeconomic status, as well as by the prestige of their higher education institution, career engagement, and participation in extracurricular activities. Furthermore, the impact of career engagement on perceived employability was fully mediated by participation in extracurricular activities. Finally, gender and academic performance did not influence perceived employability.
  • O Modelo C na modelagem de negócios sociais Human And Social Management

    Lima, Mayara Amanda Costa; Correia, Suzanne Érica Nóbrega; Oliveira, Verônica Macário de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais. Originalidade/valor: O estudo contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelados às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento através da utilização da ferramenta Modelo C na sua modelagem, explorando a integração institucional e permitindo uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor. Design/metodologia/abordagem: O estudo adota uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a partir de múltiplos casos em três negócios sociais brasileiros. Para a coleta de dados, aplicou-se um roteiro de entrevista elaborado a partir das categorias de análise do framework do Modelo C e analisou-se a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio, a observação direta e a análise documental. A análise dos resultados foi realizada com o auxílio do software ATLAS.ti. Resultados: Partindo do pressuposto de que um modelo de negócio social reúne diversas lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C consegue estruturar a capacidade organizacional e o valor social do negócio, mas não é capaz de quantificar completamente o valor financeiro gerado por negócios sociais, resultando na necessidade de uso de ferramentas financeiras complementares por parte do empreendedor social. Há uma evidência para a criação de novas ferramentas que auxiliem na obtenção de soluções inovadoras que abordem os desafios societais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to analyze entrepreneurs’ perceptions about the contributions of Model C in modeling their social businesses. Originality/value: The study contributes theoretically and empirically when addressing social businesses linked to opportunities and their development challenges by using the Model C tool in its modeling, exploring institutional integration, and allowing a holistic, systemic structure of value creation activities. Design/methodology/approach: The study adopts a qualitative method of a descriptive type based on multiple cases in three Brazilian social businesses. For data collection, an interview script developed from the analysis categories of the Model C framework was applied, as well as the interviewees’ perception of how the tool helps the development of their business model, direct observation, and documentary analysis. The analysis of the results was performed with the aid of the software ATLAS.ti. Findings: Based on the assumption that a social business model mixes several institutional logics, combining social and financial missions in a balanced way, the results show that Model C can structure the business’s organizational capacity and social value. However, it cannot fully quantify the financial value generated by social businesses, leading the social entrepreneur to use complementary financial tools. There is evidence for the creation of new tools that assist in obtaining innovative solutions to address societal challenges.
  • O voto remoto pode mitigar os problemas de agência? Strategic Finance

    Marasca, Letícia; Sonza, Igor Bernardi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Os membros do conselho são essenciais na resolução de con- flitos de agência. Entretanto, muitos estão impossibilitados de exercer sua função devido à distância, não participando das reuniões do conse- lho. A partir da Instrução nº 561, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou o voto a distância para os Conselhos de Adminis- tração, permitindo maior participação e maior envolvimento. Nesse contexto, esta pesquisa examina o efeito do voto remoto dos conselhos de administração na remuneração dos executivos e no desempenho financeiro das empresas de capital aberto no Brasil. Originalidade/valor: Esta pesquisa é inovadora na medida em que exami- na o efeito do voto remoto do Conselho de Administração nas variáveis de remuneração do CEO e desempenho financeiro da organização, com a utilização de uma metodologia inovadora. Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se um método quase-experi- mental (diferença-em-diferenças), para avaliar os efeitos de um deter- minado grupo (tratamento), antes e depois do evento, reduzindo signi- ficativamente a endogeneidade ao considerar um choque exógeno ao sistema. Resultados: Como resultado, a estimação do modelo principal revela diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de tratamento e controle sobre a lucratividade e a remuneração dos executivos, indi- cando que o voto remoto mitigou problemas de agência ao gerar um efeito de substituição por incentivos explícitos (evidenciado pela dimi- nuição da remuneração dos executivos) e por proporcionar maior desempenho contábil para as empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Board members are critical in resolving agency conflicts. How- ever, many are unable to perform their function due to their distance, as they are not present at board meetings. As of Instruction no. 561, the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM) regulated remote voting for Boards of Directors, allowing for greater attendance at meet- ings and, as a result, increased involvement. In this context, this research examines the effect of remote voting by Boards of Directors on execu- tive compensation and financial performance of publicly traded firms in Brazil. Originality/value: This research is innovative in the sense that it exam- ines the effect of the Board of Directors remote voting on the CEO com- pensation and financial performance of the firm, using an innovative methodology. Design/methodology/approach: We applied a quasi-experimental method (difference-in-differences) to assess the effects of a given group (treat- ment) before and after the event, significantly reducing endogeneity when considering an exogenous shock to the system. Findings: As a result, the estimation of the main model reveals statisti- cally significant differences between the effects of treatment and control on profitability and executive remuneration, indicating that remote vot- ing mitigated agency problems by generating a substitution effect for explicit incentives (as evidenced by the decrease in executive remunera- tion) and by providing greater accounting performance for companies.
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