Acessibilidade / Reportar erro

Sleep and immunity in times of COVID-19

RESUMO

OBJETIVOS

Analisar como a pandemia de COVID-19 (Sars-CoV-2) e as medidas de restrição social afetam a qualidade do sono e o sistema imunológico.

MÉTODOS

Fez-se uma revisão bibliográfica integrativa usando-se artigos científicos dos últimos cinco anos, das bases de dados PubMed, com os descritores: Sono; Quarentena; COVID-19; Imunidade; Saúde mental. Além dos livros Oxford textbook of sleep disorders, Cellular and molecular immunology e Tratado de infectologia.

RESULTADOS

O sono afeta a imunidade. Isso se dá por meio da regulação de marcadores imunológicos e suas células. Dessa forma, a pandemia de COVID-19 pode corroborar distúrbios de sono e prejudicar o funcionamento do sistema imune.

CONCLUSÃO

O sono exerce influência direta na manutenção da imunidade e da resposta imunológica. A alteração do ritmo circadiano, atrelada aos problemas psicológicos impostos pela pandemia de COVID-19, compromete a qualidade do sono e, dessa forma, o sistema imune.

Sono; Quarentena; Infecções por coronavírus; Imunidade; Saúde mental

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br