Open-access Home-based exercise therapy for treating non-specific chronic low back pain

RESUMO

OBJETIVO  Avaliar dor, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes com dor lombar crônica inespecífica após terapia por exercícios domiciliares, com diferentes maneiras de supervisão.

MÉTODO  Trinta indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, apresentando dor lombar crônica inespecífica, realizaram os exercícios propostos três vezes por semana, durante oito semanas. Indivíduos do Grupo A (N=17) realizaram os exercícios após única sessão supervisionada. Já os indivíduos do Grupo B (N=13) foram supervisionados uma vez por semana no centro de reabilitação. Ambos receberam cartilha com orientações e questionários para avaliar dor, capacidade funcional e qualidade de vida; durante avaliação inicial, após quatro e oito semanas.

RESULTADOS  Houve melhora da dor e capacidade funcional entre as avaliações inicial e semana 4, e inicial e semana 8 nos dois grupos (p<0,05). Na avaliação de qualidade de vida (SF-36), os critérios de dor, capacidade funcional e aspectos físicos obtiveram melhora significativa após oito semanas (p<0,05). Não houve diferença significativa ao comparar os grupos (p>0,05).

CONCLUSÃO  A terapia por exercícios domiciliares, quando realizada num período de oito semanas, com auxílio da cartilha, foi eficaz para melhora da dor, capacidade funcional e qualidade de vida, em pacientes com dor lombar crônica inespecífica. A supervisão semanal não influenciou de forma significativa o resultado final quando comparados os grupos.

Dor lombar; Terapia por exercício; Músculos paraespinais; Músculos abdominais

location_on
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro