Acessibilidade / Reportar erro

Que fatores clínicos, funcionais e psíquicos antes do tratamento são preditores de baixa qualidade de vida em pacientes oncológicos ao término da quimioterapia?

Resumo

Objetivo:

Correlacionar nível de atividade física (NAF), capacidade funcional, estado psicológico com qualidade de vida (QdV) de pacientes com câncer em tratamento quimioterápico (QT).

Método:

Estudo de coorte observacional. Pacientes (n=121) com qualquer sítio primário de câncer, com indicação de quimioterapia com intuito paliativo ou curativo foram avaliados em three momentos: 1) admissão do paciente (semana 0), antes da quimioterapia; 2) semana 8; 3) ao término da QT. Foram coletados dados sobre QdV, NAF, dados clínicos, testes de capacidade funcional (teste de curta distância de caminhada, teste de sentar/levantar, força de preensão manual isométrica) e testes de ansiedade e depressão.

Resultados:

Houve melhora significativa ao término da QT para: nível de atividade física; teste de caminhada (> 500 metros); teste de sentar e levantar (> 20x). Notou-se redução significativa da prevalência de depressão moderada/grave. A prevalência de QdV elevada apresentou aumento significativo na avaliação 3 (42,4% vs. 40,0% vs. 59,2%; p=0,02). Escolaridade até nível médio, baixo NAF, caminhar < 300 metros, sentar e levantar < 20 vezes, ter depressão do humor (moderado a grave) e QdV não elevada no início do tratamento (semana 0) foram fatores de risco para baixa qualidade de vida na semana 16. Inversamente, estadiamento precoce, intuito de quimioterapia curativo, baixa escala de sintomas foram fatores de proteção.

Conclusão:

Realizar menos de 20 movimentos no teste de sentar e levantar e possuir baixo NAF no início do tratamento quimioterápico representam fatores de riscos independentes para baixa qualidade de vida ao fim da quimioterapia.

Palavras-chave:
neoplasias; antineoplásicos; tratamento farmacológico; qualidade de vida; exercício; medicina física e reabilitação

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br