Acessibilidade / Reportar erro

Time-motion analysis of competitive surfers: Portuguese championship

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A análise temporal dos movimentos tem sido usada para fornecer informações detalhadas sobre o desempenho dos surfistas. O objetivo deste estudo foi avaliar os tempos das atividades dos surfistas em um campeonato português de surfe, em nível nacional, a fim de contabilizar o tempo gasto em cada movimento do surfe.

MÉTODOS:

Foram realizadas 87 filmagens individuais dos surfistas, durante os diversos heats que decorreram ao longo da competição, sendo estas analisadas com um software para obtenção do perfil das atividades dos surfistas na competição.

RESULTADOS:

Os dados obtidos revelaram que o movimento de remada correspondeu a 50,9% do tempo total despendido na competição, a remada para apanhar a onda consistiu em 1,9%, o período estacionário compreendeu 34,1%, o ato de apanhar a onda de apenas 3,7% e outras atividades (bico de pato, recuperação da prancha etc.) envolveram 9,4% do tempo total da competição. Os tempos médios gastos em cada atividade de surfe foram de 18,6 segundos para remada, 2,9 segundos para remada para apanhar a onda, 21,7 segundos para o período estacionário, 11,5 segundos para andar de onda e 6,9 segundos para outras atividades.

CONCLUSÕES:

Os resultados revelaram que o surfe consiste em uma atividade que abrange longos períodos de remada, envolvendo uma demanda energética específica para a prática desse esporte. Os dados obtidos são necessários para o desenvolvimento de estratégias de treinamento que levem em consideração o tempo gasto em cada atividade do surfe e o consequente metabolismo energético envolvido, a fim de que se efetive uma prescrição adequada de um programa de treinamento.

PALAVRAS-CHAVE:
Esportes aquáticos; Desempenho atlético; Esportes/fisiologia; Estudos de tempo e movimento; Esforço físico

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br