Acessibilidade / Reportar erro

Propylthiouracil-induced agranulocytosis as a rare complication of antithyroid drugs in a patient with Graves’ disease

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A doença de Graves (DG) é uma doença autoimune caracterizada por hipertireoidismo. As drogas antitireoidianas (DAT) são opções terapêuticas disponíveis. A agranulocitose é uma complicação rara, potencialmente fatal desta terapia. Neste estudo, relatamos um caso de agranulocitose induzida por propiltiouracil (PTU) em paciente com DG e as dificuldades do manejo clínico.

RELATO DE CASO:

RNBA, sexo masculino, 30 anos, com DG, tratado com PTU. Evoluiu com faringoamigdalite, sendo o PTU suspenso e antibióticos, filgrastim, propranolol e prednisona, iniciados. Devido à descompensação do hipertireoidismo, iniciou carbonato de lítio (CL), dexametasona e a solução de Lugol. A tireoidectomia total (TT) foi realizada com boa evolução pós-operatória.

DISCUSSÃO:

Descrevemos caso de paciente jovem, sexo masculino, com DG. Para o tratamento do hipertireoidismo, as tionamidas são opções efetivas. A agranulocitose induzida por DATs é uma complicação rara, definida como a ocorrência de contagem de granulócitos <500/mm3 após uso de dats. PTU foi suspenso e foram prescritos filgrastim e antibiótico. O radioiodo (RAI) ou a cirurgia são alternativas terapêuticas. Devido a problemas com o uso de DAT, a TT foi proposta. A preparação pré-operatória foi realizada com betabloqueador, glicocorticoide, CL e solução de Lugol. A colestiramina também é uma opção para controlar o hipertireoidismo. A TT foi realizada sem complicações pós-operatórias.

CONCLUSÃO:

A agranulocitose induzida por drogas antitireoidianas é uma complicação rara. Com a contraindicação às DATs, RAI e cirurgia são opções terapêuticas definitivas para DG. Os betabloqueadores, glicocorticoides, CL, iodo e a colestiramina podem ser uma terapia adjuvante para o hipertireoidismo.

PALAVRAS-CHAVE:
Doença de Graves; Propiltiouracila; Agranulocitose; Hipertireoidismo

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br