Acessibilidade / Reportar erro

Attitudes and experiences during training and professional expectations in generation-y surgical residents

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Os programas de residência, especialmente em cirurgia, estão em constante mudança. O perfil dos residentes nos campos cirúrgicos também vem mudando, dado que atuais residentes fazem parte da Geração Y (Millennials). Essa mudança de perfil demanda uma reavaliação para adaptar os programas de residência. Este estudo tem como objetivo entrevistar os residentes de áreas cirúrgicas para avaliar suas atuais atitudes, experiência e expectativas.

MÉTODOS:

Entrevistamos 50 residentes para determinar satisfação profissional, expectativas em relação ao futuro, expectativas financeiras e atitude correta em relação aos pacientes.

RESULTADOS:

A insatisfação com o volume cirúrgico chega a 40% e a 80% com a preceptoria; 62% dos residentes não se sentem confiantes para realizar procedimentos sozinhos após o fim do programa e a maioria acredita que uma especialização cirúrgica é necessária; a maioria dos residentes acredita que os ganhos monetários diminuirão com o tempo.

CONCLUSÃO:

Os atuais residentes apresentam menor satisfação com o trabalho quando comparados com os antigos, e são mais críticos quanto ao ambiente de ensino. Essas mudanças seguem as premissas da Geração Y, cujos participantes são mais iconoclastas quando comparados a gerações passadas.

PALAVRAS-CHAVE:
Geração Y; Programas de residência; Educação em cirurgia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br