RESUMO
OBJETIVO
Analisar o perfil epidemiológico e a distribuição espaço-temporal da mortalidade em acidentes motociclísticos em Alagoas antes (2001-2007) e após a lei seca (2008-2015).
MÉTODOS
Estudo ecológico misto. Foram incluídos no estudo todos os óbitos ocorridos no estado que tiveram como causa básica os códigos V20-V29 (CID-10). Foram analisadas as variáveis sociodemográficas e as taxas de mortalidade calculadas segundo sexo. Para a análise temporal, empregou-se o modelo de regressão por pontos de inflexão. Para análise espacial, as taxas foram suavizadas pelo Modelo Bayesiano Empírico Local e, posteriormente, foi empregada a estatística de Moran Global e Local para a identificação dos aglomerados espaciais de risco.
RESULTADOS
Foram registrados 1.458 óbitos em acidentes motociclísticos no período estudado, destacando-se: sexo masculino (91,29%), idade economicamente ativa (82,93%) e raça parda (78,12%). Na população masculina, verificou-se tendência de crescimento entre 2001 e 2007 (19,0%; p<0,001) e de declínio a partir de 2008 (–11,2%; p<0,001). A modelagem espacial mostrou que as áreas de maior risco de mortalidade estão situadas no agreste e sertão do estado (p=0,01).
CONCLUSÃO
A mortalidade em acidentes motociclísticos é um importante problema de saúde pública em Alagoas, com destaque para a mortalidade masculina e concentração geográfica no interior do estado.
Acidentes de trânsito; Estudos ecológicos; Registros de mortalidade