Accessibility / Report Error

Risk of venous thromboembolism in users of contraception and menopausal hormone therapy during the COVID-19 pandemic

RESUMO

OBJETIVOS

A pandemia da COVID-19 é um problema de saúde pública emergente e que tem repercussão internacional. As alterações inflamatórias fazem parte da fisiopatologia da COVID-19 e isso pode acarretar um maior risco tromboembólico em mulheres que fazem uso de contracepção e terapia hormonal da menopausa. Discutimos os principais aspectos relacionados a esse risco e propomos uma estratégia de seguimento das mulheres acometidas da COVID-19.

MÉTODOS

Esta revisão narrativa coletou informações de vários artigos publicados desde o início da pandemia do novo coronavírus, no que tange à sua fisiopatologia, estágios da doença e ocorrência de eventos trombóticos, bem como sobre o risco de tromboembolismo venoso em usuárias de contracepção e terapia hormonal da menopausa.

RESULTADOS

Este artigo consolida alguns parâmetros clínicos sobre o risco de tromboembolismo em usuárias de contracepção e terapia hormonal na menopausa, enfatizando o provável aumento desse risco em mulheres com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, e traz uma recomendação de uma conduta mais segura.

CONCLUSÃO

Nesse cenário, além das fundamentais orientações de medidas preventivas, como o isolamento social e a higiene, é importante que os profissionais que trabalham na atenção à saúde feminina tenham conhecimentos da nova realidade e adotem condutas seguras, especialmente na prescrição de THM e contracepção.

Anticoncepção; Terapia de reposição hormonal; Infecções por coronavírus; Betacoronavírus; Tromboembolia venosa/prevenção e controle

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br