Acessibilidade / Reportar erro

Edition of Portuguese health journals and its relationship with their visibility: a quantitative analysis

RESUMO

OBJETIVO

No âmbito das ciências da saúde, as revistas científicas desempenham um papel fulcral, contribuindo — para além da divulgação dos resultados científicos — para o progresso da medicina e para a formação dos investigadores. A visibilidade da produção científica é fundamental para o desenvolvimento da medicina. O objetivo deste estudo foi averiguar a relação entre a qualidade editorial de uma população de revistas portuguesas científicas de saúde e a visibilidade nacional e internacional destas.

MÉTODOS

Estudo transversal analítico e essencialmente quantitativo, baseou-se na análise do cumprimento de critérios de qualidade editorial Latindex de uma população de 46 revistas científicas de saúde portuguesas e na verificação da respectiva visibilidade nacional e internacional.

RESULTADOS

A investigação revelou que a média global de cumprimento de critérios pela população de revistas situa-se nos 91%. A visibilidade média da população é de 24%. Confirma-se a hipótese de que os critérios de edição se relacionam com a visibilidade de uma população de revistas científicas de saúde portuguesas.

CONCLUSÃO

Apesar do elevado cumprimento de critérios de qualidade editorial, a visibilidade internacional das revistas analisadas é ainda escassa, o que aponta a necessidade de serem desenvolvidas competências complementares.

Publicações periódicas como assunto; Publicações científicas e técnicas; Saúde; Portugal

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br