Acessibilidade / Reportar erro

Benign versus life-threatening causes of pneumatosis intestinalis: differentiating CT features

RESUMO

OBJETIVO:

Avaliar o desempenho diagnóstico dos achados CT em causas diferenciadoras da pneumatose intestinal (PI), incluindo causas benignas e que ameaçam a vida.

MÉTODOS:

Todos os relatórios CT contendo a palavra “pneumatose” foram questionados de 10 de junho de 2006 a 31 de maio de 2015. Um total de 42 pacientes com PI foi matriculado (idade média 63,4 anos, 23 do sexo masculino e 19 do sexo feminino) e divididos em dois grupos na base de registros médicos elétricos: grupo benigno, n = 24 e grupo com risco de vida, n = 18. Dois radiologistas analisaram as imagens da CT e avaliaram seus achados, incluindo distensão intestinal, padrão de realce da parede intestinal, defeito da parede intestinal, gás venoso portal (PVG), gás venoso mesentérico (MVG), ar extraluminal e ascite.

RESULTADOS:

Achados CT, incluindo distensão intestinal, diminuição do realce da parede intestinal. PVG e ascite foram mais comumente identificados em grupo com risco de vida (todos p < 0,05, respectivamente). Todos os casos com PVG foram incluídos em grupo com risco de vida (8/18 pacientes, 44,4%). Defeito da parede do intestino, ar livre extraluminal e gás venoso mesentérico não mostraram significância estatística entre dois grupos.

CONCLUSÃO:

PI e PVG concorrente, distensão intestinal, diminuição do aumento da parede do intestino ou ascites foram significativamente associados com causas que ameaçaram a vida e prognóstico desfavorável. Portanto, avaliar os recursos de CT auxiliares quando encontramos PI nos ajudaria a caracterizar as causas de PI e determinar a opção de tratamento apropriada.

PALAVRAS-CHAVE:
Pneumatose cistoide intestinal; Pneumoperitônio; Perfuração intestinal; Isquemia mesentérica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br