Acessibilidade / Reportar erro

Evaluation of the systemic and therapeutic repercussions caused by drug interactions in oncology patients

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Interação medicamentosa é uma importante causa de morbidade mundial. Apresenta especial importância em pacientes oncológicos, pois esses frequentemente estão em uso de polifarmácia, podendo haver interações entre os medicamentos e os quimioterápicos utilizados.

OBJETIVO:

Avaliar a interação medicamentosa entre a quimioterapia e outros medicamentos em pacientes oncológicos.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado em serviço ambulatorial de oncologia de um hospital público terciário. Foram incluídos 235 pacientes, identificando-se quais medicamentos eram utilizados por eles. Por meio do auxílio do banco de dados do MedScape e Epocrates, avaliaram-se as interações entre as medicações e os quimioterápicos, definindo sua frequência e dividindo sua gravidade da interação em leve, monitorização próxima e grave.

RESULTADOS:

Do total estudado, 161 pacientes apresentavam alguma interação medicamentosa, sendo nove tipos de interações leves, 23 tipos de interações com necessidade de monitorização próxima e dois tipos de interações graves. As interações mais frequentes foram entre fluoracil e leucovorin (32 casos) e ciclofosfamida e doxorrubicina (19 casos). As interações sérias foram entre aspirina e pemetrexed; e leucovorim e bactrim.

CONCLUSÃO:

No presente trabalho, interações medicamentosas foram frequentes, incluindo interações graves com potencial aumento de morbimortalidade. Assim, faz-se necessário que oncologistas tracem um plano terapêutico levando em consideração as possíveis interações medicamentosas entre a quimioterapia prescrita e demais medicações em uso pelos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE:
Interações medicamentosas; Antineoplásicos/efeitos adversos; Oncologia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br