Acessibilidade / Reportar erro

Gerenciamento de casos crônicos: governança clínica com redução de custos

RESUMO

Introdução:

com o crescente impacto mundial das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis (DCDNT), os programas multidisciplinares de gerenciamento de pacientes com doenças crônicas (PGDC) apresentam-se como uma solução para melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Método:

foi realizado um estudo epidemiológico, tipo coorte, prospectivo, com dados comparando um grupo em acompanhamento em um PGDC com um grupo sem esse acompanhamento, no período de 2010 a 2012. Usuários acompanhados pelo programa eram selecionados por serem portadores de DCDNT, com internamentos e/ou consultas em serviços de emergência frequentes no ano anterior à seleção; por indicação do médico assistente e/ou outros programas como HomeCare ou medicina da família. Foram contabilizados todos os custos relacionados com assistência em saúde do programa e comparados com os custos de usuários com mesmo perfil epidemiológico que optaram pelo não acompanhamento no programa.

Resultados:

foram selecionados dados de 1.256 casos, sendo 639 (51%) do sexo masculino e 617 (49%) mulheres. A média etária foi de 56,99 e 73% dos casos acima dos 50 anos. Predomínio de 34% (428) de casos de doenças cardiovasculares isquêmicas (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral) e 17% (210) de neoplasias. Os casos acompanhados apresentaram redução de 79% dos dias de internamento em comparação com casos não acompanhados. A redução média de custos totais (internamentos, consultas de emergência e/ou complicações) foi de 31,94%, com redução média mensal de custos de 8,36%.

Conclusão:

acompanhamento multidisciplinar em programa de gerenciamento de pacientes portadores de DCDNT pode reduzir internamentos, consultas de emergência e complicações, impactando positivamente nos custos da assistência à saúde.

Palavras-chave
doença crônica; gestão em saúde; custos de cuidados de saúde; governança clínica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br