Acessibilidade / Reportar erro

Renal involvement in paroxysmal nocturnal haemoglobinuria: a brief review of the literature

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é uma doença genética adquirida, caracterizada por hemólise mediada pelo sistema complemento, eventos trombóticos e citopenias variáveis. Envolvimento renal pode ocorrer, contribuindo com morbidade significativa nesses pacientes.

OBJETIVO:

Realização de revisão de literatura sobre o envolvimento renal na HPN.

MÉTODOS:

Pesquisa on-line na base de dados Medline, com compilação e análise dos 26 estudos encontrados de maior relevância.

RESULTADOS:

A HPN pode se apresentar com insuficiência renal aguda induzida por hemólise maciça, que geralmente tem apresentação grave. Em quadros crônicos, declínio insidioso da função renal pode ocorrer por depósitos tubulares de hemossiderina, microinfartos renais e fibrose intersticial. Apesar de o transplante de células-tronco hematopoiéticas permanecer como a única terapia curativa para a HPN, a droga Eculizumab é capaz de melhorar a função renal, entre outros desfechos, por meio da inibição de C5 e a subsequente ativação da cascata do complemento, que culminaria com a formação do complexo de ataque à membrana.

CONCLUSÃO:

Há poucas informações na literatura no que concerne ao envolvimento renal na HPN, apesar de ser possível estabelecer que os mecanismos fisiopatológicos das lesões agudas e crônicas são distintos. Apesar de não ser uma terapia curativa, Eculizumab é capaz de amenizar o comprometimento renal nesses pacientes.

PALAVRAS-CHAVE:
Hemoglobinúria paroxística noturna; Lesão renal aguda; Doenças Renais Crônicas

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br