Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do acesso à atenção primária à saúde entre crianças e adolescentes internados por condições evitáveis

Resumo

Introdução:

internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) é um indicador da efetividade da atenção primária à saúde (APS). Altas taxas de ICSAP representam problemas no acesso e/ou na qualidade da APS oferecida. Verificam-se altas taxas dessas hospitalizações e poucos estudos sobre os fatores associados às ICSAP em nosso meio.

Objetivo:

avaliar o acesso à APS entre crianças e adolescentes com ICSAP e analisar os fatores condicionantes.

Método:

estudo de corte transversal quanti-qualitativo. Foram entrevistados 501 responsáveis por crianças internadas por ICSAP no período de um ano, usuárias de unidades básicas de saúde no município de São Paulo, e 42 profissionais. Os dados quantitativos foram obtidos com o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde (PCATool-Brasil), e os dados qualitativos, por entrevista semiestruturada. Variáveis independentes: idade, escolaridade materna, renda familiar, tipo de diagnóstico e modelo de atenção; variáveis dependentes: o acesso e seus componentes (acessibilidade e utilização de serviços).

Resultados:

sessenta e cinco por cento (65,2%) das hospitalizações foram ICSAP. Tanto os usuários como os profissionais atribuíram baixos escores para o acesso e seus componentes. A idade, o tipo de diagnóstico e o modelo de atenção influenciaram a avaliação dos usuários.

Conclusão:

a proporção de ICSAP foi alta na população estudada. O acesso aos serviços de APS está inadequado e está relacionado a: presença de barreiras de acesso, valorização dos serviços de urgência e atitude frente às necessidades de saúde. A postura e as opiniões dos profissionais reforçam os conceitos inadequados dos usuários, refletindo no padrão de utilização dos serviços.

Palavras-chave
acesso aos serviços de saúde; atenção primária à saúde; avaliação em saúde; hospitalização; saúde da criança; serviços de saúde

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br