Acessibilidade / Reportar erro

Tumor sólido pseudopapilífero do pâncreas: características clínicas, diagnóstico e tratamento

Resumo

Introdução:

O tumor sólido pseudopapilífero do pâncreas é uma neoplasia rara de baixo potencial de malignidade e com comportamento incerto, diagnosticado principalmente em mulheres jovens.

Método:

Uma série de casos dessa patologia é revisada retrospectivamente, focalizando os aspectos clínicos, tomográficos e imuno-histoquímicos, o tratamento realizado e o desfecho.

Resultados:

Foram avaliadas 13 pacientes com massas pancreáticas, por meio de tomografia computadorizada, com diâmetro médio de 8,8 cm. Todas as pacientes submeteram-se a ressecção cirúrgica completa. A imuno-histoquímica confirmou o diagnóstico em todos os casos.

Conclusão:

Esses tumores ocorrem frequentemente em mulheres jovens. Suspeita-se do diagnóstico ao encontrar uma volumosa tumoração sólido-cística no pâncreas. As imagens podem fornecer informações diagnósticas antes da ressecção. Podem-se empregar abordagens conservadoras em pacientes selecionados, e a sobrevida geralmente é excelente com a ressecção completa.

Palavras-chave:
neoplasias pancreáticas; cirurgia; feminino; adolescente; imuno-histoquímica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br