Acessibilidade / Reportar erro

Hospitalização por exacerbação da DPOC: desfechos da "vida real"

Resumo

Introdução:

As hospitalizações por exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica (eDPOC) podem indicar um pior prognóstico. É importante conhecer o perfil dos pacientes internados e os desfechos das internações para personalizar e otimizar seu tratamento.

Método:

Avaliação dos pacientes hospitalizados por eDPOC, com ≥ 10 anos/maços e ≥ 1 espirometria prévia com obstrução ao fluxo aéreo no período de um ano em um serviço de pneumologia de um hospital geral. Foram utilizados: teste de avaliação da DPOC (CAT); mMRC e Escala Analógica Visual (EAV) para aferição da dispneia; escala hospitalar de ansiedade e depressão (HAD); comorbidades pelos critérios de Divo e índice de Cote; espirometria; e exames laboratoriais, eosinófilos no sangue, proteína C reativa (PCR), brain natriuretic peptide (BNP). Observamos evolução dos pacientes, duração da internação e desfechos da hospitalização.

Resultados:

Ocorreram 75 (12%) internações por eDPOC, sendo 27 reinternações, nove das quais com menos de 30 dias após a alta. Os principais desfechos foram: duração da internação de 17±16,5 (2-75) dias; 30 (62,5%) altas hospitalares; 18 (37,5%) altas/reinternações, oito pacientes reinternaram mais de uma vez; e sete (14,5%) óbitos, cinco durante as reinternações. Analisamos 48 pacientes em sua primeira internação. A amostra era um grupo heterogêneo que ordenamos em três clusters de acordo com idade, VEF1, índice de massa corporal (IMC) e CAT. Os clusters não se correlacionaram com os principais desfechos.

Conclusão:

A eDPOC é causa frequente de internações. Foram frequentes as reinternações e estas se correlacionaram com o desfecho óbito. Os pacientes internados por eDPOC formaram um grupo heterogêneo, que pôde ser agrupado em três clusters com diferentes graus de gravidade e sem correlação com os desfechos das hospitalizações.

Palavras-chave:
hospitalização por exacerbação da DPOC; exacerbação da DPOC; teste de avaliação da DPOC; Escala Analógica Visual; morte por DPOC

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br