Acessibilidade / Reportar erro

Efficacy and safety of percutaneous transforaminal endoscopic discectomy in the treatment of lumbar spinal stenosis combined with osteoporosis

RESUMO:

OBJETIVO:

Investigar a eficácia e segurança da discectomia endoscópica percutânea transforaminal (DEPT) no tratamento da estenose lombar (EL) combinada à osteoporose.

MÉTODOS:

Oitenta pacientes com EL combinada à osteoporose foram divididos entre um grupo de controle e um grupo de DEPT, que receberam tratamento convencional com fusão intersomática lombar transforaminal e DEPT, respectivamente. As indicações cirúrgicas, a escala analógica visual (VAS) da incisão e de dor lombar e nas pernas, os escores lombares de acordo com a Associação Ortopédica Japonesa (JOA) e o Oswestry Disability Index (ODI), a densidade mineral óssea (DMO) e possíveis reações adversas foram observados.

RESULTADOS:

Em comparação com o grupo de controle, no grupo de DEPT o tempo de operação, a perda de sangue e duração de internação, os escores VAS da incisão no pós-operatório após 12, 24 e 48 h, o VAS para dor lombar e nas pernas e os escores ODI lombares após 6 meses de pós-operatório foram significativamente menores (P < 0,01); já o escore JOA lombar após 6 meses de pós-operatório foi significativamente maior (P < 0,05). Não houve diferença significativa na densidade mineral óssea entre os dois grupos (P > 0,05). Em comparação com o grupo de controle, o grupo de DEPT teve uma taxa efetiva total significativamente maior (P < 0,05), e a incidência de reações adversas foi significativamente menor (P < 0,05).

CONCLUSÕES:

A discectomia endoscópica percutânea transforaminal é segura e eficaz no tratamento de EL combinada à osteoporose.

PALAVRAS-CHAVE:
Discectomia, percutânea; Estenose espinhal; Osteoporose; Eficácia; Segurança

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br