Acessibilidade / Reportar erro

Causes of misdiagnosis in assessing tubal patency by transvaginal real-time three-dimensional hysterosalpingo-contrast sonography

RESUMO

OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo investigar as causas do diagnóstico equivocado na avaliação da patência tubária por meio da ultrassonografia de contraste histerosalpingo em tempo real transvaginal (TVS RT-3D-HyCoSy), a fim de melhorar a eficiência diagnóstica das TVS RT-3D-HyCoSy.

MÉTODOS

Um total de 162 ovidutos em 83 pacientes da infertilidade foi examinado por TVS RT-3D-HyCoSy. Esses resultados foram comparados com o padrão ouro para estudos de tintura laparoscópica, e os casos diagnosticados erroneamente foram analisados.

RESULTADOS

TVS RT-3D-HyCoSy revelaram que 68 ovidutos foram desobstruídos e 94 ovidutos foram obstruídos. Os resultados para os 144 ovidutos estavam em consonância com o padrão ouro, enquanto que aqueles para os 18 ovidutos, não. A taxa de acurácia do TVS RT-3D-HyCoSy foi de 88,9%, e a taxa de erro de diagnóstico foi de 11,1%. As principais causas de erro de diagnóstico incluíram contraponto e difusão do meio de contraste, espasmo do oviduto, forma ou posição anormal do oviduto, adesão pélvica e má operação de imagem.

CONCLUSÃO

TVS RT-3D-HyCoSy pode bem avaliar a patência tubária, e compreender e melhorar a causa do erro de diagnóstico. Além disso, a eficiência diagnóstica do TVS RT-3D-HyCoSy ainda pode ser melhorada.

Histerossalpingografia; Infertilidade; Técnicas de diagnóstico obstétrico e ginecológico; Erros de diagnóstico

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br