RESUMO
OBJETIVO: O papilomavírus humano (HPV) é o vírus sexualmente transmissível mais prevalente no mundo, estando a infecção por este agente associada a um aumento do risco do câncer de colo uterino. A abordagem mais eficaz para o controle desse tipo de câncer continua sendo a triagem por meio do exame preventivo (Papanicolaou). Este estudo analisa o conhecimento de estudantes universitárias de cursos da área da saúde, bem como cursos de graduação de outras áreas do conhecimento com relação a questões importantes sobre o HPV.
MÉTODO: Quatrocentas e setenta e três estudantes universitárias responderam a um questionário que avaliava os conhecimentos sobre a infecção pelo HPV, o câncer de colo do útero e o exame preventivo. Após análise descritiva, foi feita a análise multivariada por regressão logística para identificação dos fatores associados à informação sobre o HPV/câncer de colo do útero.
RESULTADOS: O conhecimento das universitárias foi maior para questões simples relacionadas ao HPV e ao exame preventivo, mas foi menor para as correlações do HPV com verrugas genitais e com o câncer de colo do útero. Ser aluna da área da saúde e ter alta renda foram fatores associados ao maior conhecimento. Somente uma minoria das participantes reconheceu todas as situações que aumentavam o risco de infecção pelo HPV apresentadas no questionário.
CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a necessidade de realização de campanhas educativas sobre a infecção pelo HPV, do seu potencial como agente de câncer do colo uterino e as formas de prevenção disponíveis.
PALAVRAS-CHAVE: Papillomaviridae; Neoplasias do colo do útero; Teste de Papanicolaou; Estudantes; Conhecimento