Resumo
Objetivo:
Em 2025, o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo. Destacam-se, dentre as doenças relacionadas com o envelhecimento, as síndromes demenciais. Apesar da necessidade de o currículo para a formação médica conter tópicos em geriatria, isso parece ocorrer com pouca frequência. O presente estudo tem como objetivo avaliar conhecimento e atitudes em relação à demência de alunos do último semestre do curso médico em duas das mais importantes escolas médicas brasileiras.
Método:
Neste estudo, 189 alunos foram convidados a responder questionários que compreendem temas demográficos e profissionais, conhecimento sobre alterações cognitivas em idosos e atitudes frente a um paciente idoso com demência.
Resultados:
Um total de 155 estudantes aceitou participar do estudo; 92 (59,7%) relataram ter obtido uma boa formação em alterações cognitivas durante o curso de graduação em medicina, e, entre estes, 67 (58,8%) relataram ter tido apenas uma base teórica. Quanto ao conhecimento, os alunos obtiveram uma média de 6,9, considerando uma escala de pontuação de 0 a 14 pontos. Considerando as atitudes, os estudantes concordaram que eles podem contribuir para a qualidade de vida do paciente e de cuidadores, e que é útil dar o diagnóstico para a família.
Conclusão:
Os resultados deste estudo são relevantes para discutir as barreiras educacionais dos médicos em relação ao tratamento de pacientes com demência.
Palavras-chave:
idoso; demência; conhecimentos em saúde; atitudes e práticas em saúde; estudantes de medicina