Acessibilidade / Reportar erro

Most common histopathological patterns of the Minas Gerais Association of the Centers of Nephrology

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Analisamos a distribuição e frequência de doenças glomerulares de pacientes biopsiados entre 1992 e 2016 em centros que compõem a Amicen (Associação de Minas Gerais de Nefrologia).

MÉTODOS:

Analisamos os relatórios de biópsia de pacientes de nove centros de nefrologia da Amicen. Observamos idade, gênero, uso de ultrassom, tempo de descanso pós-biópsia, se o rim era nativo ou um enxerto, número de glomérulos e indicação para a biópsia. Os achados da biópsia do rim foram divididos em quatro categorias: doenças glomerulares e não glomerulares, rins normais e material insuficiente para análise. Os pacientes diagnosticados com doenças glomerulares foram ainda divididos em doenças glomerulares primárias ou secundárias.

RESULTADOS:

Obtivemos 582 relatórios de biópsia. A idade mediana foi de 38 anos (1 a 85). O número de glomérulos variou entre zero e 70 (mediana = 13,0). No total, 97,8% das biópsias foram guiadas por ultrassom. A principal indicação foi síndrome nefrótica (36,9%), seguida de associação hematúria-proteinúria (16,2%). As doenças glomerulares primárias revelaram-se as mais frequentes (75,3%), seguidas de doenças secundárias (24,7%). Entre as doenças glomerulares primárias, o FSGS foi encontrado em maior frequência (28,8%), enquanto nas doenças secundárias, o lúpus eritematoso sistêmico foi o mais prevalente (42,4%). Quanto aos achados de prevalência, aqueles para doenças primárias e secundárias foram semelhantes aos encontrados nos grandes registros brasileiros publicados até o momento.

CONCLUSÃO:

Os registros de doenças glomerulares são uma ferramenta importante para identificar a prevalência dessas doenças em regiões de interesse e pode servir como um instrumento para orientar decisões de políticas públicas relativas à prevenção de doenças renais terminais.

Palavras-chave:
Epidemiologia; Biópsia; Glomerulonefrite; Nefropatias

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br