Acessibilidade / Reportar erro

Clinical features of patients with chronic non-specific neck pain per disability level: A novel observational study

RESUMO

CONTEXTO

Até a data, não há estudos transversais considerando a influência do nível de incapacidade em pacientes com dor de garganta crônica não específica. Portanto, o objetivo principal deste estudo foi determinar a diferença entre os níveis de diminuição do colesterol cervical (Crom) e o limiar por dor de pressão (PPT) entre diferentes níveis de incapacidade (leve, moderada e grave) em indivíduos com dor crônica não específica no pescoço e sujeitos assintomáticos.

MÉTODOS

Estudo descritivo transversal. Os indivíduos foram recrutados de um centro de saúde primário e de um hospital do departamento ambulatorial. Uma amostra total de 128 indivíduos, 96 indivíduos com dor no pescoço crônica não específica e 32 indivíduos assintomáticos, foi recrutada. O NDI foi usado para dividir os indivíduos com dor no pescoço crônica em três grupos (incapacidade leve, moderada e grave). A principal medida de resultados foi a Tampa Scale of Kinesiophobia (TSK-11). As medidas de resultado secundário foram a Escala Analógica Visual (VAS), PPT (trapézio e tibial anterior), Crom (flexão, extensão, rotação e inclinação lateral) e duração da dor.

RESULTADOS

Nos resultados da Anova revelados nas comparações entre os grupos, diferenças estatisticamente significativas para o VAS foram observadas entre os grupos leve-grave (P<0,01) e moderado-grave (P<0,01), mas não entre os grupos moderado-moderado (P>0,05). Para o TSK, as diferenças não foram estatisticamente significativas (P>0,05).

CONCLUSÃO

A cinesiofobia pode não ser influenciada pelo nível de incapacidade em pacientes com dor no pescoço crônica não específica. No entanto, a intensidade da dor e a cronicidade de pacientes com deficiência grave do pescoço são aumentadas em relação ao índice de incapacidade leve e moderada.

Cervicalgia; Dor crônica; Avaliação da deficiência

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br