Acessibilidade / Reportar erro

Fluid balance in pediatric patients in prone position: a pragmatic study

RESUMO

OBJETIVO:

Verificar a associação entre posição prona, aumento da diurese e diminuição do balanço hídrico em pacientes pediátricos criticamente enfermos e submetidos à ventilação mecânica (VM) por causa pulmonar, além de descrever eventuais intercorrências relacionadas à aplicação dessa posição.

MÉTODOS:

Estudo observacional retrospectivo. Pacientes submetidos à VM por causa pulmonar, com idade entre 1 mês e 12 anos no período entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015, foram selecionados e divididos entre os que receberam posição prona (GP) e os que não receberam (GC) durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip). Os dados foram analisados longitudinalmente de D1 a D4.

RESULTADOS:

Foram analisados77 pacientes (GP=37 e GC=40). Em termos de características gerais, os grupos foram semelhantes entre si. Na comparação entre os grupos, não houve aumento da diurese ou diminuição do balanço hídrico cumulativo no grupo prona. Na análise longitudinal de D1 a D4, evidenciou-se que o GP apresentou maior diurese (p=0,034) e menor balanço hídrico cumulativo (p = 0,001) no D2. Com relação ao uso de diuréticos, houve maior uso de furosemida (P<0,001) e de espironolactona (P=0,04) no GP. Não houve aumento de eventos adversos durante a utilização da posição prona.

CONCLUSÃO:

A posição prona não demonstrou associação com aumento da diurese ou diminuição de balanço hídrico cumulativo em pacientes críticos pediátricos submetidos à VM por causa pulmonar.

PALAVRAS-CHAVE:
Decúbito ventral; Diurese; Balanço hídrico; Respiração com pressão positiva; Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br